Eleições

Combate à fome, corrupção e transportes são temas discutidos no primeiro debate

Realizado pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, o evento apresentou as propostas de Cláudio Castro, do PL, Marcelo Freixo, do PSB, Paulo Ganime, do Novo, e Rodrigo Neves, do PDT

Gabriela Morgado, Gustavo Sleman, Luanna Bernardes e Vinícius Fernandes

A Band também promover entrevistas com os demais candidatos
A Band também promover entrevistas com os demais candidatos
Vanessa Ataliba e Bruna Prado/BandRio

O combate à fome foi um dos principais pontos discutidos durante o primeiro debate entre os candidatos ao Governo do Estado do Rio de Janeiro. Realizado pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, o evento apresentou as propostas de Cláudio Castro, do PL, Marcelo Freixo, do PSB, Paulo Ganime, do Novo, e Rodrigo Neves, do PDT, para o enfrentamento ao problema.

Segundo levantamento da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar, 2,8 milhões de pessoas passam fome no Rio. Um número, que de acordo com o estudo, aumentou devido a pandemia da Covid-19.

Uma das ideias apresentadas por Marcelo Freixo para a questão é descongelar o salário mínimo estadual.

Outro tema amplamente discutido durante o debate foi o relacionado a transportes. A crise envolvendo a SuperVia, com atrasos na circulação dos trens e uma CPI em andamento na Assembleia Legislativa, foi lembrada por todos os candidatos.

Segundo Rodrigo Neves, uma das propostas da gestão dele é investir mais na malha ferroviária, incluindo a expansão do Metrô.

Ainda em recuperação após o período mais grave da pandemia da Covid-19, a saúde pública também foi discutida. Reclamações sobre a longa espera no Sistema Estadual de Regulação para a realização de procedimentos como exames e cirurgias foram citadas durante o debate.

Paulo Ganime defendeu que tecnologia e transparência podem ser a solução para a resolução de problemas que envolvem a área.

REVEJA O DEBATE NA ÍNTEGRA

Recentemente, o Estado e a União assinaram o contrato e os aditivos necessários para a adesão definitiva ao novo Regime de Recuperação Fiscal. O tema também foi analisado pelos políticos no evento, que abordou a recuperação financeira do Rio de Janeiro.

Claudio Castro defendeu ações promovidas pela gestão dele a frente do Governo e argumentou que a ideia é promover mais iniciativas que reforcem a economia fluminense. 

Citando polêmicas envolvendo operações recentes em comunidades, a segurança pública foi outro ponto debatido por todos os candidatos.

O debate mantém a tradição do Grupo Bandeirantes de Comunicação. A escolha dos participantes foi definida a partir de partidos com pelo menos cinco cadeiras no Congresso. Além dos quatro candidatos ouvidos no evento, a Band também promover entrevistas com os demais postulantes ao cargo, no Rio de Janeiro, a partir do próximo dia 15.

AS POLÊMICAS

Problemas na SuperVia, denúncia sobre funcionários fantasmas na Fundação Ceperj, Impeachment e problemas na gestão de saúde. Esses foram os principais assuntos das trocas de farpas entre candidatos ao Governo do Rio no debate da Band.

O embate começou com críticas à falta de transparência nas contratações do Ceperj. O candidato Marcelo Freixo, do PSB, fez duras críticas ao atual governador Claudio Castro. 

Claudio Castro, do PL, por sua vez, criticou Freixo e acusou o deputado federal de não destinar emendas parlamentares à Baixada Fluminense. 

O atual governador também foi alvo do ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves, do PDT, que criticou a gestão de saúde do governo de Cláudio Castro. 

Paulo Ganime, do Partido Novo, criticou o trabalho de Marcelo Freixo na Câmara dos Deputados. 

VEJA MAIS

CONFIRA A ANÁLISE DE ESPECIALISTAS NO PÓS-DEBATE

OS CANDIDATOS QUE PARTICIPARAM DO DEBATE

CLAUDIO CASTRO

Claudio Castro, do PL,  tem 43 anos, é advogado formado pela UFRJ, cantor religioso e foi vice-governador na chapa de Wilson Witzel. Ele assuimiu o Governo do estado em agosto de 2020 após o afastamento do político. Em 2016, foi eleito para a Câmara Municipal, com pouco mais de 10 mil e 200 votos.

MARCELO FREIXO

Marcelo Freixo, do PSB,  tem 55 anos e é professor formado pela UFF. Atualmente  é deputado federal. Entre 2007 e 2019 foi deputado estadual no Rio de Janeiro. No período, presidiu a CPI das Milícias na Alerj, que terminou com o pedido  de indiciamento de 225 políticos, policiais, agentes penitenciários, bombeiros e civis.

RODRIGO NEVES

Rodrigo Neves, do PDT, tem 46 anos. É formado em ciências sociais pela UFF. Foi vereador, deputado estadual, secretário estadual de Assistência Social e prefeito de Niterói por dois mandatos, entre 2013 e 2022.

PAULO GANIME

Paulo Ganime, do Partido Novo, tem 39 anos e é engenheiro formado pelo CEFET-RJ. É deputado federal desde 2019.

Tópicos relacionados