Eleições

Debates da Band se tornaram marco da democracia brasileira ao longo de 40 anos

Em 1989, a Band começou a sua história em relação aos debates de presidenciais.

Sergio Gabriel

Topo

O Grupo Bandeirantes de Comunicação realizou seu primeiro debate em 1982, quando a redemocratização ainda dava os primeiros passos. O evento reuniu cinco candidatos ao governo de São Paulo em um confronto pioneiro.

Ao longo de 40 anos, os debates da Band se tornaram um marco da democracia brasileira. Em 1989, a Band começou a sua história em relação aos debates de presidenciais. 

Depois de 21 anos de regime militar, os brasileiros recuperavam o direito de escolher no voto quem comandaria o país. E pela primeira vez, os eleitores tinham a possibilidade de fazer essa escolha depois de assistir a um debate entre candidatos à Presidência da República.

A sede de democracia era gigantesca. Só no primeiro turno das eleições de 1989 foram realizados quatro encontros entre os candidatos.

No próximo dia 28 de agosto, a Band realiza o primeiro debate entre candidatos à presidência em sua sede, em São Paulo. Mas desta vez o evento será feito em formato pool em parceria com o portal UOL, o jornal Folha de São Paulo e a TV Cultura.

Além da Band TV, as rádios Bandeirantes, BandNews FM, a BandNews TV e o Jornal Metro também transmitem o debate.

“Vamos ter uma capilaridade sendo assistido por dezenas de milhões de brasileiros no debate, e o impacto que isso tem dias depois, semanas, meses depois, é um impacto inimaginável”, disse Rodolfo Schneider, diretor geral de conteúdo da Band.

Além disso, uma aliança estratégica com o Google e o Youtube está firmada. As gigantes tecnológicas vão priorizar a transmissão, notificando o público ao longo do dia e alçando o debate para o lugar dos assuntos mais procurados e comentados pelos eleitores na internet e nas redes sociais.

Sorteio define posição dos candidatos no debate

 Um sorteio definiu como os candidatos ficarão posicionados no palco no primeiro debate presidencial destas eleições. O confronto entre os candidatos acontece na noite do próximo dia 28 (domingo), às 21h.

Da esquerda para a direita da tela, ficarão, pela ordem: Luiz Felipe D'Ávila (Novo). Na sequência, Soraya Thronike (União), Simone Tebet (MDB), Jair Bolsonaro (PL), Lula (PT) e Ciro Gomes (PDT).

Além do debate no dia 28, em caso de segundo turno, a data para o encontro entre os dois candidatos finalistas será no dia 9 de outubro.

Tópicos relacionados