Eleições

Direita tradicional é a grande vencedora das eleições, dizem analistas

Da Redação com Bandnews FM 29/11/2020 • 21:47
Direita tradicional é grande vencedora das eleições
Direita tradicional é grande vencedora das eleições
José Cruz/Agência Brasil

Com o conhecimento do resultado das eleições em todas as 57 cidades que tiveram segundo turno, já é possível analisar quem foram os vencedores e perdedores nacionalmente.

A colunista da BandNews FM, Mônica Bergamo, vê um avanço da direita tradicional com crescimento do DEM, PSD e até do PSL, que perdeu o apoio do presidente Bolsonaro. Ela ainda aponta um encolhimento da esquerda e, principalmente, do centro. MDB e PSDB perderam um número grande de votos quando consideradas todas as cidades do país. PT, mesmo ficando sem capitais, teve um número de votos brutos pouco maior na comparação com 2016.

O cientista político Antônio Lavareda destaca o resultado das capitais. Para ele, os temas nacionais começam a ganhar importância nas grandes cidades e disse ser importante ter lideranças políticas nesses lugares. Ele também enxerga a direita tradicional como vitoriosa.

Pensando nos grandes perdedores, a colunista da BandNews FM Dora Kramer afirma que dá para dizer que as derrotas de candidatos apoiados por Jair Bolsonaro caem no colo dele. Ela entende que, por mais simples que tenha sido o apoio presidencial, o desempenho de partidos ou de candidatos de presidentes que estão no poder cresce nas eleições municipais do mesmo jeito que decresce quando perdem o poder.

O contraponto foi colocado por Carlos Andreazza. Para o colunista da BandNews FM, há uma pressão na tentativa de nacionalizar essa projeção de enfraquecimento do presidente da República em derrotas de candidatos apoiados por ele. 

  • Eleições