Eleições

Eleição deste ano terá 20 dos 27 governadores disputando a reeleição

Levantamento da Band mostra que a maioria dos estados tem governadores querendo mais um mandato

Larissa Zapata

20 dos 27 governadores disputam a reeleição
20 dos 27 governadores disputam a reeleição
Agência Brasil

Nesta eleição, a maioria dos governadores que estão no poder tentam se reeleger. Dos 26 estados mais o Distrito Federal, 20 governadores se candidataram para tentar mais um mandato, segundo levantamento do Band Jornalismo com base nos dados do Tribunal Superiol Eleitoral (TSE). 

Nos estados do Amazonas, Acre, Pará, Roraima, Rondônia, Tocantins, Alagoas, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte, Goiás, Mato Grosso, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal, os governadores atuais tentam se reeleger.

Apenas os estados do Amapá, Bahia, Ceará, Pernambuco, Piauí, Sergipe e Mato Grosso do Sul não têm governadores tentando a reeleição. 

Mais de 1.300 buscam reeleição

Segundo os dados do Tribunal Superior Eleitoral, 1.328 candidatos estão disputando as eleições em busca da reeleição nos seus cargos. O número representa 4,74% do total de 27.975 inscritos como candidatos a presidente, vice-presidente, governador, vice-governador, senador, deputado federal, deputado estadual e deputado distrital (do DF).

O atual presidente Jair Bolsonaro também tenta sua reeleição ao Executivo. Desde que foi estabelecida em 1997 pela Emenda Constitucional Nº 16, todos os presidentes que concorreram à reeleição foram escolhidos para cumprir mais um mandato, como Fernando Henrique Cardoso, Lula e Dilma Rousseff. 

O ex-presidente Lula não é considerado, neste pleito, como candidato à reeleição porque só se considera reeleição os mandatos subsequentes. Lula foi presidente de 2003 a 2010.

Senadores e deputados

Já entre os candidatos ao Senado são 15 dos 234 que querem se reeleger. 

Dos candidatos a deputado federal, 4,44% tentam a reeleição: 459 entre os 10.338 candidatos. Os dados foram levantados pela Band com base no sistema de divulgação de candidaturas e de contas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Considerando os candidatos a deputado estadual, incluindo os candidatos ao Distrito Federal, são 832 tentando a reeleição, o que representa 4,91% do total.

VEJA QUANTOS CANDIDATOS TENTAM ELEIÇÃO, POR CARGO

Tópicos relacionados