Cerca de 155 milhões de eleitores são esperados neste domingo (6) na votação para a escolha de novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em 5.569 municípios brasileiros. No total, são 5.569 vagas para prefeitos e 58.444 para vereadores.
A Justiça Eleitoral registrou 463.373 pedidos de candidaturas, sendo 431.984 para vereadores. Os números de candidatos para prefeitos são 15.574 e vice-prefeitos 15.815.
Em 103 cidades com eleitorado superior a 200 mil pessoas, há a possibilidade de segundo turno, que acontece no dia 27 de outubro. Nas principais cidades do país em que houver o segundo turno, a Bandeirantes irá promover o primeiro debate entre os dois candidatos mais votados.
O segundo turno ocorre nos casos em que nenhum dos candidatos obtém a maioria absoluta dos votos (metade mais um dos votos válidos) na primeira fase da eleição. De acordo com os dados fornecidos pelo TSE, juntas, as 103 cidades com possibilidade de segundo turno respondem por 38,8% do eleitorado nacional, com 60,5 milhões de pessoas.
Início e término do horário de votação
A votação começa às 8h e termina às 17h. No entanto, o eleitor que chegar no local de votação antes das 17h poderá votar mesmo após o fim do período de votação.
Às 17h, os portões dos locais de votação serão fechados e aqueles que não compareceram antes deste horário, não poderão mais depositar seu voto. As cidades adotarão o horário de Brasília e as urnas fecharão todas ao mesmo tempo.
Documentos necessários
Para votar, o eleitor deve portar um documento oficial com foto. RG, CNH e documentos de conselhos profissionais - OAB, para advogados; CRM, para médicos; CREA, para engenheiros - são documentos válidos.
Entre os documentos digitais aceitos estão apenas o RG digital e a CNH digital. Para os eleitores que estão com a biometria cadastrada no sistema eleitoral e baixaram o aplicativo E-Título, também será possível utilizá-lo para apresentar seus dados. A partir de hoje, não é mais possível baixar o app.
No entanto, a carteira de trabalho - seja na versão física ou digital, pelo aplicativo - não serão aceitas como documento para os mesários.
Onde voto?
O eleitor que deseja saber ou relembrar o local, zona e seção eleitoral que deverá se encaminhar para votar deverá entrar no site tse.jus.br e clicar na opção 'onde votar', no primeiro bloco denominado 'Título'.
Para aqueles que baixaram o aplicativo E-Título, a consulta pode ser realizada na aba 'Onde votar'. Após o clique, aparecerão endereço, zona e seção eleitoral.
No local de votação
Ao chegar no endereço de votação, é permitida a manifestação silenciosa de apoio a algum candidato. Broches, adesivos e bandeiras na roupa são permitidas.
Camisetas e bonés com nome e número de candidato, além da distribuição de panfletos são práticas proibidas. Esta última e considerada boca de urna, que tem pena de 6 meses a 1 ano de prisão mais multa.
Há preferência para votação?
Eleitores idosos, gestantes, doadores de sangue - desde que portadores da carteirinha -, pessoas com dificuldade de locomoção, pessoas com deficiências físicas, pessoas com transtorno do espectro autista, servidores da justiça eleitoral, policiais em serviço, magistrados e promotores eleitorais tem prioridade na votação.
Acompanhantes de idosos e pessoas com dificuldade de locomoção também tem prioridade, e caso seja necessário, há a possibilidade dos acompanhantes auxiliarem os idosos e necessitados no processo de votação.
Já os idosos acima de 80 anos de idade tem uma prioridade absoluta, ou seja, estão acima dos demais citados acima.
Ordem de votação
Eleitores deverão escolher seus candidatos para o cargo Executivo e Legislativo municipal. O primeiro voto a ser depositado na urna será o de vereador, composto por cinco dígitos. Na sequência, a escolha do prefeito, com dois dígitos. É recomendado conferir, na urna, a foto e o nome do candidato escolhido.