Eleições

Eleitor do Maranhão vota em eleição simulada para testar nova urna eletrônica

Cidade do interior do Maranhão convocou os mais de 10 mil eleitores para avaliarem a nova urna eletrônica neste domingo

Da redação

Nova urna eletrônica será testada por eleitores do Maranhão
Nova urna eletrônica será testada por eleitores do Maranhão
Antonio Augusto/TSE

Eleitores de Bela Vista, no interior do Maranhão, vão às urnas neste domingo (21) para participarem de eleição simulada com a nova urna eletrônica. O objetivo da ação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA) é testar o equipamento. A cidade será a primeira e única do país a fazer tal avaliação.

Segundo o TRE-MA, o foco da ação é apresentar aos eleitores os requisitos de segurança do processo eletrônico de votação, transparência, treinamento de mesários, entre outros testes que servem de parâmetros para a Justiça Eleitoral.

Projeto do TER-MA, a eleição simulada é realizada desde 2004, a fim de testar vários dados num ambiente semelhante ao real do dia da votação, mas com candidatos fictícios. O tribunal convidou todos os 10.338 eleitores da cidade de Bela Vista, que votam nas 39 seções eleitorais dos 11 locais de votação do município.

Para participar, o eleitor deve procurar local de votação habitual dele com um documento com foto, entre 8h e 12h. Depois da votação, às 13h, haverá a totalização. A avaliação final será às 16h. Além da equipe local do TRE, um grupo de servidores do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também acompanhará a simulação.

Conheça a nova urna      

Nas eleições de 2022, boa parte do eleitorado terá a oportunidade de conhecer a nova versão da urna eletrônica, a primeira a ter uma aparência diferente desde que foi criada. A Justiça Eleitoral destaca que o equipamento é mais moderno e seguro, além de trazer novos recursos de acessibilidade e novidades em termos de transparência e agilidade.

A nova urna eletrônica também garante maior proteção quanto ao sigilo e à integridade do voto. Além disso, as baterias da máquina têm vida útil mais longa, o que diminui custos de manutenção.

Uso de pen-drive

O equipamento também passa a usar pen-drives como mídias de aplicação, a fim de facilitar a logística. O processador é mais rápido, e o teclado possui duplo fator de contato para detectar erros em caso de mau contato ou curto-circuito na tecla.

O terminal do mesário foi totalmente reformulado. Agora, ele não tem mais teclas, mas possui uma tela sensível ao toque, como se vê em smartphones e tablets. Isso possibilitará que, no futuro, a foto do eleitor também apareça na tela quando a identificação biométrica for realizada.

Rapidez na biometria

O novo modelo do terminal do mesário permite maior celeridade no processo de votação, porque o processamento da biometria acontecerá com maior rapidez. Ainda será possível iniciar o processo de identificação da próxima pessoa da fila enquanto a anterior ainda estiver votando.

Tópicos relacionados