Eleições

Eleitores têm apenas um mês para regularizar título e poder votar nas eleições

Prazo para tirar o documento, transferir o domicílio e atualizar dados com a Justiça Eleitoral é até 8 de maio

Da redação

Título de eleitor
Título de eleitor
Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Eleitores de todo o Brasil têm apenas mais um mês para regularizar a situação eleitoral, solicitar transferência de domicílio e atualizar dados cadastrais, para poderem votar nas eleições de 2024. Após o dia 8 de maio, o cadastro do eleitorado estará fechado para o pleito municipal deste ano. 

Para regularizar o título pela internet, o prazo é mais curto, termina nesta segunda-feira (8). Então, até oito de maio, quem ainda não tem título de eleitor e deseja participar das eleições deste ano, deve requerer o documento diretamente no cartório eleitoral mais próximo, inclusive para coleta de biometria. 

A consulta para saber a situação eleitoral e o que é preciso fazer para regularizar o título de leitor, é possível fazê-la pelo site do Tribunal Superior Eleitoral. 

As eleições deste ano estão marcadas para o dia 6 de outubro. Um eventual segundo turno ocorrerá no dia 27 do mesmo mês, em cidades com mais de 200 mil eleitores. 

Serão escolhidos prefeitos e vereadores de 5.568 municípios do país. Cerca de 156 milhões de eleitoras e eleitores estão aptos a ir às urnas. Em eleições municipais, não há voto em trânsito. 

Primeiro título

Quem for tirar o título pela primeira vez precisa ir a um cartório eleitoral para coletar a biometria, que é gratuita. Esse cadastro evita que uma pessoa vote no lugar de outra e permite identificar se um eleitor tem mais de um registro eleitoral. 

A Justiça Eleitoral alerta que apenas fazer o pedido pela internet não é garantia da emissão do título ou a regularização eleitoral. É necessário anexar os documentos exigidos. 

Tópicos relacionados