Eleições

Haddad lidera pesquisa ao governo de SP com 29,7%; Márcio França tem 18,6%

Levantamento foi divulgado nesta segunda-feira (2) pelo Instituto Paraná Pesquisas

Narley Resende

Fernando Haddad em ato de Primeiro de Maio em São Paulo
Fernando Haddad em ato de Primeiro de Maio em São Paulo
Facebook / Fernando Haddad

O ex-ministro e ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) lidera em todos os cenários da corrida eleitoral para o governo do Estado, segundo levantamento divulgado nesta segunda-feira (2) pelo instituto Paraná Pesquisas (veja a íntegra).

No principal cenário, na pesquisa estimulada, o petista alcança 29,7% das intenções de voto. Na sequência, aparecem o ex-governador de São Paulo Márcio França (PSB), com 18,6%, o ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 15,2%, e o governado Rodrigo Garcia (PSDB), com 5,6%.

Em um cenário reduzido, apenas com os quatro primeiros colocados, Haddad aparece com 30,3% contra 19,2% de França, 15,7% de Freitas e 6,5% de Garcia.

O Paraná Pesquisas entrevistou 1.820 eleitores em 78 municípios entre os dias 24 e 29 de abril de 2022. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de aproximadamente 2,3% para os resultados gerais.

Apoio de Lula e Bolsonaro

A liderança de Haddad se consolida também quando apresentando como candidato apoiado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

Segundo o levantamento, o ex-prefeito tem 31,6% com o apoio de Lula.

Nesse cenário, Tarcísio de Freitas alcança 30,1% quando apresentando ao lado do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Espontânea

Tarcísio de Freitas aparece numericamente à frente na pesquisa de intenção de votos espontânea (quando os nomes não são apresentados) para o governo de São Paulo.

Nesse cenário, 74,1% afirmaram que não sabem ou não responderam. Outros 10,9% disseram que não irão votar em ninguém, em branco ou nulo.

Tarcísio tem 6,8% das intenções de voto contra 4,1% do ex-prefeito Fernando Haddad (PT) - os dois estão empatados dentro da margem de erro, que é de 2,3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Márcio França vem em terceiro, com 2,3%, o que também o coloca em empate técnico com Tarcísio e Haddad. 

Rodrigo Garcia é citado por 0,4% dos entrevistados, atrás do ex-governador João Doria (PSDB), que tem 0,5% — o que mostra que parte do eleitorado ainda não sabe que Garcia é o candidato apoiado por Doria, que vai disputar a Presidência da República.

Outros candidatos citados na pesquisa espontânea foram o ex-prefeito de Santana de Parnaíba Elvis Cezar (PDT), e o deputado Vinicius Poit (Novo), ambos com 0,1%. Outros nomes citados corresponderam a 0,8%.

Tópicos relacionados