Internautas comentam gafe de Bolsonaro ao usar termo racista no Debate na Band

Presidente e candidato à reeleição usou a palavra de origem racista ao responder pergunta sobre fake news da jornalista Patricia Campos Mello, da Folha de S. Paulo

Da redação

O presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) usou o termo “denegrir” durante debate realizado pelo Grupo Bandeirantes neste domingo (16) e internautas comentam gafe do presidente. A palavra é de origem racista. 

A jornalista da Folha de S. Paulo, Patricia Campos Mello, perguntou aos candidatos Lula e Bolsonaro, relembrando o histórico de fake news na campanha de ambos os candidatos, se ambos se comprometem a criar uma lei específica para que o judiciário puna autoridades eleitas e servidores que prejudique o bem-estar da população. 

Na resposta, Jair Bolsonaro cita a decisão do ministro e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, que pede a exclusão de vídeo que associa Bolsonaro à pedofilia da campanha de Lula. “Sem mentir você chega aonde? Tem que falar do seu passado, que não tem nada que presta. Só tem que mentir para denegrir a imagem dos outros”, finaliza.

No final da sua resposta, a gafe cometida por Jair Bolsonaro viralizou nas redes sociais e ficou entre os assuntos mais comentados do Twitter. Confira alguns posts: 

 

 

 

Por que “denegrir” é termo racista? 

A palavra significa “fazer ficar escuro” e foi associada também ao sentido de “manchar a reputação” fortalecendo uma ideia negativa a algo que seja negro, por isso, é considerada preconceituosa e racista.