O ator Leonardo DiCaprio utilizou as redes sociais para parabenizar indígenas que foram eleitas deputadas federais nas eleições gerais que foram realizadas no último domingo (2). O astro americano é um defensor do meio ambiente e sempre se manifesta sobre situações que envolvem o meio ambiente do Brasil.
DiCaprio respondeu a um post da indígena Sonia Guajajara (PSOL), natural do Maranhão, mas eleita por São Paulo com mais de 156 mil votos. “Parabéns pela conquista de uma cadeira no Congresso Brasileiro, fazendo história como a primeira mulher indígena eleita deputada federal”, disse ele.
O ator Leonardo DiCaprio também se manifestou à favor de Célia Xakriabá (PSOL), eleita por Minas Gerais com mais de 101 mil votos. “A Amazônia e a saúde do nosso planeta estão em ótimas mãos com esses líderes incríveis.”
Além de Sônia Guajajara e Célia Xakriabá, outras duas mulheres indígenas foram eleitas deputadas federais: Juliana Cardoso (PT), por São Paulo; e Silvia Waiãpi (PL), pelo Amapá. Conheça as políticas.
Sonia Guajajara
Maranhense formada em Letras e Enfermagem, Guajajara é coordenadora-executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e integrante do Conselho da Iniciativa Inter-religiosa pelas Florestas Tropicais do Brasil.
Em 2022, Guajajara foi eleita uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pela Revista Time pela militância em prol dos povos originários e meio ambiente. Em 2018, a maranhense foi candidata a vice-presidente da República na chapa de Guilherme Boulos. Já em 2022, foi eleita deputada federal por São Paulo com 156 mil votos.
Célia Xakriabá
Já as pautas de Célia Xakriabá defendem os territórios indígenas e ações que atenuem as mudanças climáticas. Ela integrou a primeira turma de Educação Indígena da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2013. Em 2022, foi eleita deputada federal por Minas Gerais com mais de 101 mil votos.
Juliana Cardoso
Juliana Cardoso (PT) é natural de São Paulo e já foi vereadora da cidade quatro vezes, foi responsável pela Coordenadoria de Participação Popular, na Secretaria Municipal do Verde. Sua atuação é na defesa é dos direitos da criança e do adolescente, da mulher, à saúde, à moradia e à cultura popular. Foi eleita pelo estado com mais 125 mil votos.
Silvia Waiãpi
Silvia Waiãpi (PL) é indígena, atriz, fisioterapeuta e a primeira mulher indígena a ingressar no Exército Brasileiro. Ela defende a integração dos povos originários à sociedade formal por meio dos estudos. Foi eleita deputada federal pelo Amapá, com 5.435 votos.
Número de candidatos indígenas aumentou 32% nas Eleições 2022
As eleições de 2022 tiveram o maior número de candidatos autodeclarados indígenas do que em 2018, aponta pesquisa do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc). Foram 172 candidaturas indígenas distribuídos por todos os estados, incluindo o Distrito Federal, 42 candidaturas a mais em relação às últimas eleições gerais, o que representa um aumento de 32%.
Segundo o Censo de 2010 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem cerca de 897 mil indígenas - sendo 305 povos e 274 línguas - o que representa 0,5% da população brasileira.
Leonardo DiCaprio é apoiador da causa ambiental
O ator americano é um apoiador da causa ambiental. Por meio das redes sociais, o ganhador do Oscar de Melhor Ator pelo papel no filme “O Regresso” sempre divulga informações sobre os incêndios e desmatamento na Amazônia.
“Quão extenso é o desmatamento na Amazônia, um dos lugares mais importantes do planeta para pessoas e vida selvagem?”, questionou DiCaprio em junho deste ano.
O presidente e candidato a reeleição Jair Bolsonaro (PL) respondeu ao questionamento de Leonardo DiCaprio. “Você de novo, Léo? Assim, você se tornará meu melhor cabo eleitoral, como dizemos no Brasil!”