Eleições

Lula chama de malabarismo medida do governo para reduzir preço dos combustíveis

Lula disse que Jair Bolsonaro (PL) não tem coragem de mudar a regra de reajuste dos preços da Petrobras, que foi alterada no governo de Michel Temer

Por Túlio Amâncio

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamou de malabarismos as medidas anunciadas pelo governo federal para reduzir os impostos dos combustíveis e tentar baratear os produtos nas bombas.

Lula disse que Jair Bolsonaro (PL) não tem coragem de mudar a regra de reajuste dos preços da Petrobras, que foi alterada no governo de Michel Temer.

“O aumento da gasolina ao preço internacional não foi feito com votação no Congresso, foi canetada do Pedro Parente. Se para aumentar o preço do combustível e transformar ao preço internacional foi em uma canetada, para você tirar também pode ser numa canetada. O presidente, se tivesse coragem e não fosse um fanfarrão, um embusteiro, já teria feito isso”, afirmou.

Bolsonaro não respondeu. No Rio de Janeiro, ele participou da formatura de sargentos da Marinha. Depois, em encontro com empresários, ironizou uma fala de Lula, de abril, que levaria paz à Ucrânia com uma conversa regada a cerveja.

“Já pensou, eu chego para o Biden: ô, Biden vamos resolver a guerra da Ucrânia? Traz uma cerveja aí. Pelo amor de Deus. Se para resolver uma guerra é com cerveja, eu acho que as questões internas do Brasil serão com pinga”, disse.

Do Rio de Janeiro, Bolsonaro embarcou para os Estados Unidos para participar da Cúpula das Américas. Ele vai ter um encontro reservado com o presidente norte-americano.

Simone Tebet (MDB) espera para esta quinta-feira (9) uma resposta do PSDB sobre apoio à candidatura dela ao Planalto pela terceira via.

Ciro Gomes (PDT) fica no Rio Grande do Sul até o fim de semana. Ele tem dificuldade de formar alianças e ainda vê o PT tentando conquistar seu partido para o campo do ex-presidente Lula.