O candidato do PT à presidência da República, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, postou no início da tarde deste sábado (27) em sua conta no Twitter uma mensagem confirmando a sua presença no debate presidencial deste domingo (28) na Band. “Nos vemos na Band amanhã, 21h”, escreveu Lula, mostrando uma imagem de uma agenda com o compromisso para o debate e o horário do início, às 21h.
Além de Lula, foram convidados para o debate o presidente Jair Bolsonaro (PL), Felipe d'AviIa (Novo), Soraya Thronicke (União Brasil), Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT).
O presidente Bolsonaro, que tenta a reeleicão, disse na sexta-feira (26) que pretende comparecer ao debate. “Acho que devo ir", disse Bolsonaro durante uma entrevista à Jovem Pan. "Vou ser fuzilado, vão atirar em mim o tempo todo, porque sou um alvo compensador para eles. Mas acredito que minha estratégia vai dar certo, porque as perguntas eu já preparei como fazê-las, e as respostas vai ser simples, eu não devo nada, então é tranquilo responder.”
Soraya Thronicke também postou. “Imprensa e eleitores estão me perguntando: ‘Soraya, você vai mesmo ao debate da Band amanhã?’ Pessoal, eu já estou até com a “roupa de ir”,rs! Reitero: debate é direito do cidadão e dever do candidato. Debater o Brasil é prioridade. É compromisso com a democracia.”
Felipe D'Avila destacou: “Quem já separou a pipoca para o debate? Esse domingo, 28/08 às 21h, veremos quem tem propostas sérias e comprometidas com a população e quem só vai apresentar mais do mesmo."
Tudo pronto
As equipes de produção já estão finalizando os últimos detalhes do estúdio da Band e também da sala digital que vai monitorar a repercussão do confronto na internet.
Além da Band, o programa será transmitido por um pool de veículos formado pelas rádios Bandeirantes e Bandnews FM, a Bandnews TV, o jornal Metro, a TV Cultura, o UOL e a Folha de S. Paulo.
A primeira reunião sobre o debate presidencial aconteceu ainda em 2021. A diretoria do jornalismo da Band conversou virtualmente com representantes dos partidos e das candidaturas. De lá para cá, foram mais de 20 reuniões para aperfeiçoar cada vez mais as regras.
Os seis púlpitos já estão montados e a equipe de produção trabalha a todo vapor pra deixar tudo perfeito. Desde as luzes e o cenário de LED, até a posição das câmeras.
Durante três blocos e quase três horas de programa, os seis principais candidatos destas eleições vão discutir as propostas para o país, e os desafios que serão enfrentados por quem assumir o cargo de presidente em janeiro do ano que vem.
Os presidenciáveis vão estar nessa ordem no estúdio: Felipe d'AviIa do Novo, Soraya Thronicke do União Brasil, Simone Tebet do MDB, Jair Bolsonaro do PL, Lula do PT e Ciro Gomes do PDT.
No caso da eventual ausência de algum candidato, conforme foi apresentado e confirmado com os representantes dos partidos, será mantida a tradição da cadeira vazia no estúdio.
Nesta sexta-feira (26), uma nova reunião na sede da Band discutiu os detalhes da sala digital. Um espaço em parceria com o Google e o Youtube que vai monitorar os assuntos mais discutidos pelos eleitores na internet. O programa deve atingir mais de 30 milhões de telespectadores de olho no voto.
Em caso de segundo turno, um novo debate já está marcado para o dia 9 de outubro.