O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu na manhã desta segunda-feira (19) com oito ex-candidatos à presidência da república que concorreram em eleições passadas: Guilherme Boulos (PSOL), Luciana Genro (PSOL), Cristovam Buarque (Cidadania), Marina Silva (Rede), Geraldo Alckmin (PSB), Fernando Haddad (PT), Henrique Meirelles (União Brasil) e João Goulart Filho (PCdoB).
Além de Alckmin, vice de Lula na chapa destas eleições, e Haddad, candidato ao governo de São Paulo pelo PT, os demais declararam ao ex-presidente.
“Essa reunião simboliza a vontade que as pessoas tem de recuperar a democracia no nosso país. Democracia não é um pacto de silêncio. A democracia é a sociedade se movimentando dia e noite na perspectiva de conquistar melhores condições de vida para o povo brasileiro”, disse Lula.
O candidato petista destacou que ele não conversavam com muitos dos ex-presidenciáveis há muito tempo. Lula se reuniu com Marina Silva na semana passada quando a ex-senadora destacou apoio a ele após 13 anos de rompimento com o PT.
No fim de semana, Lula se encontrou com Luciana Genro em Porto Alegre. Ele também estava há muito tempo sem falar com os ex-ministros Cristóvão Buarque e Henrique Meirelles.
Quem são os ex-presidenciáveis:
Guilherme Boulos (PSOL): Disputou as eleições para presidente em 2018. Este ano concorre a deputado federal.
Cristovam Buarque (Cidadania): Disputou as eleições presidenciais em 2006.
Marina Silva (Rede): Disputou as eleições presidenciais em 2010, 2014 e 2018. É candidata a deputada federal.
Geraldo Alckmin (PSB): Disputou as eleições presidenciais em 2006 e 2018. É candidato a vice-presidente na chapa de Lula.
Fernando Haddad (PT): Disputou as eleições presidenciais em 2018. É candidato ao governo de São Paulo.
Henrique Meirelles (União Brasil): Disputou as eleições presidenciais em 2018.
João Goulart Filho (PCdoB): Disputou as eleições presidenciais em 2018. É filho do ex-presidente João Goulart, deposto em 1964 pelo golpe militar.