Eleições

Pavimentar ruas, garantir transporte e arrecadar: conheça as funções do prefeito

Importância de votar com extrema responsabilidade, nestas eleições, ocorre pelo fato de que o futuro da cidade estará nas mãos do prefeito eleito pelos próximos quatro anos

Com informações do TSE

Em 2024, milhões de brasileiros vão às urnas para votarem em prefeitos
Em 2024, milhões de brasileiros vão às urnas para votarem em prefeitos
Fernando Frazão/Agência Brasil

Em outubro deste ano, milhões de brasileiros vão às urnas para escolherem os representantes municipais. Entre eles, o prefeito de cada uma das mais de 5,5 mil cidades. Para votar consciente, o eleitor precisa saber quais as responsabilidades o candidato exercerá se for eleito. 

A importância de votar com extrema responsabilidade, nestas eleições, ocorre pelo fato de que o futuro da cidade estará nas mãos do prefeito eleito. Com isso, quanto mais o eleitor souber do candidato e se ele tem as qualificações adequadas para o cargo, mais consciente ele estará na hora de confirmar o voto na urna.

Aplicação de recursos

O prefeito é a autoridade máxima na estrutura administrativa do Poder Executivo do município. Entre as atribuições constitucionais, cabe a ele definir a aplicação de recursos provenientes de tributos e demais verbas repassadas pelo estado e União.

Ao aplicar os recursos, o prefeito deve obedecer a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar n° 101/2000) e o que for fixado na lei orçamentária anual da cidade, proposta pelo prefeito e votada pelos vereadores, os representantes do Poder Legislativo municipal.

Mandato

O mandato do prefeito tem a duração de quatros anos. Nesse período, ele deve, entre outras funções, zelar pela boa administração da cidade, exercer o controle do erário e planejar e concretizar obras, sejam elas da construção civil ou da área social.

Para a vitória nas urnas, o candidato ao cargo de prefeito (candidato majoritário) deverá obter a maioria absoluta dos votos, caso a cidade tenha menos de 200 mil eleitores. Se o eleitorado for superior a 200 mil, o pleito pode ir para o segundo turno.

Dessa forma, para ser eleito já no primeiro turno, é preciso alcançar a maioria absoluta dos votos válidos, ou seja, mais de 50% dos votos na primeira votação.

Também cabe ao prefeito sancionar e/ou vetar leis aprovadas na Câmara Municipal. Quando achar necessário, também pode propor projetos.

Governança

Vale lembrar que o prefeito não administra sozinho, ou seja, depende do apoio dos vereadores e das gestões estadual e federal. A ajuda dos dois últimos acontece por meio de repasses de verbas, convênios e auxílios de toda natureza para a realização de obras e implantação de programas sociais.

Principais competências

Abaixo, veja as principais competências de um prefeito:

  • desenvolver as funções sociais da cidade e garantir o bem-estar de seus habitantes;
  • organizar os serviços públicos de interesse local;
  • proteger o patrimônio histórico-cultural do município;
  • garantir o transporte público e a organização do trânsito;
  • atender à comunidade, ouvindo suas reivindicações e anseios;
  • pavimentar ruas, preservar e construir espaços públicos, como praças e parques;
  • promover o desenvolvimento urbano e o ordenamento territorial;
  • buscar convênios, benefícios e auxílios para o município que representa;
  • apresentar projetos de lei à câmara municipal, além de sancionar ou vetar projetos de lei;
  • intermediar politicamente com outras esferas do poder, sempre com o intuito de beneficiar a população local;
  • zelar pelo meio ambiente, pela limpeza da cidade e pelo saneamento básico;
  • implementar e manter, em boas condições de funcionamento, postos de saúde, escolas e creches municipais, além de assumir o transporte escolar das crianças;
  • arrecadar, administrar e aplicar os impostos municipais da melhor forma;
  • planejar, comandar, coordenar e controlar, entre outras atividades relacionadas ao cargo.

Tópicos relacionados