Eleições

PDT oficializa apoio a Lula; Lupi diz que Ciro "endossa integralmente"

Apoio do partido é "unânime", segundo o presidente da legenda

Da Redação

Em anúncio oficial, presidente do PDT (Partido Democrático Trabalhista), Carlos Lupi, disse nesta terça-feira (4) que de forma unânime a legenda decidiu apoiar a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência da República no segundo turno das eleições deste ano. 

As lideranças pedetistas se reuniram online pela manhã, incluindo o próprio candidato do partido no primeiro turno Ciro Gomes, que está em Fortaleza. 

"Ciro endossa integralmente a decisão do partido", disse o presidente do PDT, Carlos Lupi, em entrevista à imprensa. Esse é o primeiro apoio partidário que o petista recebe após o primeiro turno.

Questionado sobre o apoio de Ciro após fortes críticas feitas a Lula e ao PT no primeiro turno, dizendo que o petista era “chefe de quadrilha”, Carlos Lupi relativizou. “Nós já tivemos padre de quadrilha junina também na campanha”, ironizou. 

“O processo político se acirra de uma maneira, e eu vivenciei isso com Brizola e Lula, lá em 89, e isso não impediu [Leonel] Brizola de estar com Lula na campanha”, pontuou. 

O presidente do Cidadania, Roberto Freire, já declarou apoio a Lula, falta a oficialização partidária. No primeiro turno, a sigla, que compõe federação com o PSDB, estava com Simone Tebet (MDB). Tebet é, inclusive, outro nome cobiçado pelos petistas. Nessa semana, o MDB liberou os diretórios para declararem apoio a quem preferissem — Lula já tem apoio de 12 deles desde o primeiro turno, mas o partido quer a ex-presidenciável.

Tópicos relacionados