Eleições

Prévias PSDB: Votação será retomada no sábado

Presidente do partido, Bruno Araújo, anuncia novo aplicativo de votação e rápida apuração dos votos

BandNews FM

O PSDB anunciou a retomada das prévias do partido a partir das 8h deste sábado (27). A votação seguirá até às 17h e o resultado sobre quem será o candidato do partido na disputa pelo Palácio do Planalto no próximo ano deve sair até 20h. Desde domingo (21), a votação interna foi interrompida por conta de problemas no aplicativo criado exclusivamente para o processo.

Disputam a vaga de candidato à presidência pelo PSDB o governador de São Paulo, João Doria, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio.

Os problemas no aplicativo da Fundação de Apoio a Universidade Federal do Rio Grande do Sul começaram com uma sobrecarga no sistema. Existe a suspeita de um ataque hacker e o partido pedirá investigação da Polícia Federal.

Ao longo da semana, foram testados diferentes aplicativos para a retomada da votação. E se criou muita intriga entre os concorrentes. Doria e Virgilio defendiam a retomada da votação no domingo (28), dando maior previsibilidade para a organização das prévias. Já Eduardo Leite pedia a retomada o mais rápido possível.

O aplicativo escolhido para a sequência da votação será fornecido pela empresa Bivolt. Votam via online os vereadores do partido e os filiados pré-cadastrados. São cerca de 44 mil eleitores nesta condição.

Os governadores, senadores, deputados federais, deputados estaduais, prefeitos e vice-prefeitos votaram presencialmente em Brasília.

Os votos já depositados estão guardados e serão contabilizados todos ao mesmo tempo.

O anúncio oficial da retomada das prévias foi feito nesta sexta-feira pelo presidente do PSDB, Bruno Araújo, na sede do partido em Brasília. Perguntado se o partido saia unido das prévias, Araújo riu e disse “pelo menos saí mais conhecido”.

Nas redes sociais, o governador João Doria afirmou concordar com a decisão do PSDB e disse que as prévias engrandecem o partido.

Tópicos relacionados