Eleições

PSDB decide trocar de empresa fornecedora do aplicativo da votação das prévias do partido

Partido finaliza prévias neste domingo (28)

BandNewsFM

PSDB se prepara para escolha de candidato ao Palácio do Planalto
PSDB se prepara para escolha de candidato ao Palácio do Planalto
Foto: Fabio Pozzebom/Agência Brasil

Depois de anunciar que vai continuar a votação no modo online, o presidente do PSDB, Bruno Araújo, afirmou que as prévias do partido que vão escolher o candidato ao Palácio do Planalto devem ser retomadas ainda nesta semana.

No entanto, isso só será possível caso o aplicativo da empresa contratada, a Relatasoft, passar por todos os testes de segurança feitos pela parte técnica da legenda.

Por causa da instabilidade apresentada pelo software anterior, desenvolvido pela Fundação de Apoio à Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a legenda decidiu contratar uma empresa privada, que se reuniu com os representantes das três chapas concorrentes.

Entre os testes, está prevista uma simulação de ataques para chegar as possíveis falhas no sistema.

Dois dos três candidatos, o governador de São Paulo João Doria e o ex-senador Arthur Virgílio, afirmaram que são favoráveis a conclusão das prévias no próximo domingo (28).

Depois de mais uma tarde de reuniões, Virgílio pediu união ao partido.

Apesar dos ânimos mais calmos, o clima ainda é de muita desconfiança.

O terceiro pré-candidato do partido ao Palácio do Planalto, o governador do Rio Grande do Sul, publicou um vídeo na internet dizendo que o PSDB não pode ter dono e nem ser "privatizado".

Mesmo assim, Doria afirmou que Eduardo Leite não é inimigo dos concorrentes.

Ao todo, mais de 40 mil pessoas se cadastraram para votar nas prévias do PSDB por meio do aplicativo, mas os militantes reclamaram de falhas, principalmente no momento em que se tentava fazer o reconhecimento facial.

Tópicos relacionados