Em convenção em Brasília, o PSDB e o Cidadania formalizaram nesta quarta-feira (27) seu apoio à senadora Simone Tebet (MDB-MS) na disputa pela Presidência da República.
A convenção acontece no mesmo dia em que o MDB oficializa a candidatura de Tebet ao Palácio do Planalto.
PSDB e Cidadania se uniram em maio deste ano em uma federação. Neste formato, as legendas são obrigadas a se manter unidas, atuando como uma sigla só, por pelo menos quatro anos. A federação já havia anunciado apoio a Simone Tebet.
A convenção PSDB-Cidadania aconteceu em formato híbrido (virtual e presencial), na sede do PSDB em Brasília. Simone Tebet fez uma breve participação, de maneira virtual, e o apoio dos partidos a ela foi aprovado por unanimidade, com o aval dos 19 votantes.
O PSDB teve intensa disputa interna para tomada de decisão sobre a postura da legenda nas eleições. Chegou a ter o nome do ex-governador de São Paulo João Doria aprovado em pré-convenção para a disputa. O ex-governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite chegou a contestar a decisão, Doria desistiu de concorrer, mas o partido decidiu não disputar como cabeça de chapa.
Vice indefinido
Mesmo com apoio de PSDB e Cidadania, a candidatura de Tebet ainda não tem candidato a vice na chapa. Os principais cotados são os senadores Tasso Jereissati (PSDB-CE) e Eliziane Gama (Cidadania-MA).