Eleições

Reinaldo Azevedo: Jair no 2º turno em 2022? Haverá Frente Ampla, como no Rio?

Da Redação, com BandNews FM

Reinaldo Azevedo aponta tendências para a eleição de 2022
Reinaldo Azevedo aponta tendências para a eleição de 2022
Reprodução

Reinaldo Azevedo analisou um possível cenário eleitoral para 2022 na edição desta segunda-feira, 30, de O É da Coisa, da BandNews FM. O jornalista acredita que há possibilidade da repetição de uma Frente Ampla, assim como aconteceu no Rio de Janeiro nas eleições municipais de 2020, para que Jair Bolsonaro não seja reeleito.
 


Em sua análise, ele afirma que, do ponto de vista ideológico, quem realmente saiu vitorioso dessa eleição municipal foi a direita, o centrão e a centro-direita. E fez questão de falar sobre como a vitória de Eduardo Paes (Democratas) contra Marcelo Crivella (Republicanos) pode apontar uma tendência para a eleição presidencial. Segundo ele, o resultado no Rio de Janeiro é uma vitória do DEM contra Jair Bolsonaro.

De acordo com Azevedo, no Ceará, a eleição de José Sarto do PDT, que é o candidato apoiado por Ciro Gomes contra Wagner, do Pros, também mostra essa tendência. “Uma das coisas que pode ter feito o capitão Wagner perder a eleição foi o abraço que o Bolsonaro resolveu dar nele."

Além de Ciro na disputa pela Presidência em 2022, o jornalista acredita que João Dória (PSDB) também não abre mão da disputa. “Mas acho difícil que o Doria seja o candidato de um consenso de centro, centro-direita, a menos que as pesquisas comecem a indicar uma ascensão fulminante”, analisa.

Nesse cenário apontado por Reinaldo, teria mais um candidato para representar o PT e a esquerda, além do candidato de extrema direita Jair Bolsonaro. “Nesse quadro que eu desenho, a chance do Jair passar para o segundo turno é grande. Aí precisa ver do outro lado quem passa com ele”, disse. “Pode ser que se repita então em escala nacional aquilo que se viu no Rio de Janeiro, a ideia da Frente Ampla no segundo turno, que será qualquer coisa, menos Bolsonaro."