Um Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas para a prefeitura de Santos, no litoral paulista, mostra a deputada federal Rosana Valle (PL), na liderança das intenções de voto.
No cenário estimulado, quando são apresentados os nomes dos candidatos, Rosana Valle aparece com 36,1% das intenções de voto. Rogério Santos, do Republicanos e atual prefeito, tem 27%.
Veja os números
- Rosana Valle (PL) – 36,1%
- Rogério Santos (Republicanos) - 27,0%
- Telma de Souza (PT) – 19,8%
- Débora Camilo (PSOL) – 3,0%
- Nenhum/ Branco/ Nulo - 8,1%
- Não sabe/ Não respondeu - 6,0%
Já no cenário espontâneo, quando o nome dos candidatos não é apresentado para o eleitor, 70,5% dos eleitores ainda não sabem ou não responderam sobre em quem vão votar para prefeito em Santos. Os eleitores que declararam que votarão em branco, nulo e em nenhum candidato somam 5,9%.
Só depois os candidatos aparecem. Rosana Valle tem 7,6% das intenções de voto; Rogério Santos aparece com 7,1%; o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa, do PSDB, tem 5,9%; Telma de Souza, atual vereadora do PT, tem 2,1% e Débora Camilo, também vereadora, pelo PSOL, aparece com 0,4%.
Veja os números:
- Rosana Valle (PL) - 7,6%
- Rogério Santos (Republicanos) - 7,1%
- Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) - 5,9%
- Telma de Souza (PT) - 2,1%
- Débora Camilo (PSOL) - 0,4%
Como a população de Santos avalia as administrações Municipal, Estadual e Federal?
A administração da Prefeitura de Santos, sob o comando de Rogério Santos (Republicanos), tem 67,3% de aprovação e 29,9% desaprovação. Os santistas que avaliam o trabalho de Rogério como ótimo ou bom são 45,6%, enquanto 19,7% vê a administração como ruim ou péssimo.
Quanto à gestão Estadual, a pesquisa aponta que 71,6% dos eleitores aprovam a administração de Tarcísio de Freitas (Republicanos). Já 25,0% dos entrevistados desaprovam. A taxa de aprovação do governo do presidente Lula (PT) é de 46,8%, entre os entrevistados, contra 50,1% de desaprovação.
O Instituto Paraná Pesquisas entrevistou 800 eleitores com 16 anos ou mais, atingindo o grau de confiança de 95,0%, com margem de erro de aproximadamente 3,5 pontos percentuais para os resultados gerais. A pesquisa foi realizada entre os dias 08 e 13 de março de 2024.