Schüler vê eleitores com escolhas mais definidas na disputa presidencial

Para o cientista político, pesquisas de intenção de voto mostram eleitores mais decididos nas eleições deste ano

Da redação

Na avaliação do cientista político Fernando Schüler, as pesquisas de intenção de voto mostram eleitores com escolhas mais definidas na corrida presidencial deste ano.

“A eleição continua polarizada. A gente tem uma definição de voto esse ano que antecipa muito em relação a eleições passadas”, disse.

Schüler participou do Band Eleições desta segunda-feira (25). O programa analisou o cenário eleitoral na disputa pela presidência da República, as articulações políticas, as pesquisas de intenção de voto e os temas que podem decidir a eleição.  

Toda semana o programa Band Eleições vai receber pré-candidatos e especialistas discutindo os temas mais importantes para os eleitores. Uma tradição do Grupo Bandeirantes que auxilia o eleitor a escolher seu candidato.

Em relação aos números divulgados recentemente, que mostram o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente de Jair Bolsonaro (PL), o cientista político diz que há possibilidade de ter variações e talvez uma aproximação maior entre os dois conforme as campanhas vão se intensificando, mas que as pesquisas vão mostrando um cenário diferente, principalmente no segundo.

"Pode ter variações de pesquisa para pesquisa, mas isso vem se mantendo. Há um mês havia uma expectativa de uma aproximação de Bolsonaro ao Lula. Mas agora aumentou essa diferença. Mas o mais interessante é quando você faz a simulação de segundo turno. Ela é muito estável.

Em relação ao segundo turno, Lula venceria a disputa presidencial contra Bolsonaro, Ciro Gomes e Simone Tebet.

Em um cenário entre Ciro e Bolsonaro, o ex-ministro pontuou mais. No entanto, em uma disputa de Tebet contra Bolsonaro, o atual presidente ganharia as eleições, mas há a possibilidade de um empate técnico com a margem de erro de 2,2 pontos percentuais da pesquisa para mais ou para menos.