Eleições

Veja destaques do debate da Band entre Marcelo Crivella e Eduardo Paes no Rio

Da Redação

Paes e Crivella durante o debate da Band nesta quinta-feira
Paes e Crivella durante o debate da Band nesta quinta-feira
Paulo Belote/Band Rio

No primeiro debate do segundo turno para a Prefeitura do Rio, realizado pela TV Band, os candidatos Eduardo Paes, do Democratas, e Marcelo Crivella, do Republicanos, trocaram acusações e falaram sobre temas como pandemia, avanço das milícias, transporte público e segurança. 

Logo no primeiro bloco, os postulantes ao cargo trocaram farpas. Paes criticou a gestão de Crivella e o atual prefeito atribuiu os problemas da gestão aos gastos do passado. 

 Durante o debate, os números da Covid-19 foram abordados. Eduardo Paes disse que o Rio registrou o dobro da letalidade da doença em São Paulo. Crivella afirmou que proporcionalmente os números foram menores na capital fluminense. 

 O avanço da atuação da milícia na cidade também foi discutido. Eduardo Paes disse que pretende combater os grupos paramilitares através da demolição de construções irregulares. Ele disse que pretende levar o programa Segurança Presente a mais bairros. 

 Já o candidato Marcelo Crivella afirmou que foi o prefeito que mais combateu a milícia e disse que não realizou a demolição de mais imóveis irregulares por conta de decisões judiciais. 

Debate no Rio de Janeiro é marcado por troca de farpas:

A mobilidade urbana também foi discutida. O abandono dos BRTs foi o principal assunto. Eduardo Paes criticou a situação do sistema e Crivella disse que o abandono já havia começado na gestão do ex-prefeito do Rio. 

Para o cientista político Guilherme Carvalhido, os dois candidatos evitaram nacionalizar o debate e falar sobre alianças políticas. Enquanto Crivella tem apoio do presidente Jair Bolsonaro, Paes ganhou apoio de partidos de esquerda do Rio. 

Eduardo Paes, do DEM, foi prefeito do Rio entre 2009 e 2017 e tenta voltar ao cargo. Já Marcelo Crivella, do Republicanos, tenta a reeleição. 

Assista ao debate na íntegra: