Votar branco ou nulo favorece candidatos nas eleições? Entenda essas opções

Vídeo explica as funções dos votos “branco” ou “nulo” na urna eletrônica brasileira e como eles refletem nos resultados das eleições

Da redação

Votar branco ou nulo favorece algum candidato? Antes de tudo, é bom entender que, apesar de o voto ser obrigatório no Brasil, o eleitor tem essas duas opções na hora de se dirigir à urna eletrônica.

Mas o que são esses votos brancos e nulos? O voto em branco é aquele em que o eleitor não demonstra preferência a nenhum candidato, bastando apertar “branco” e “confirma” na urna eletrônica.

Já o voto nulo deixa claro que o eleitor está insatisfeito com todos os candidatos, logo, prefere anular o voto, tornando-o inválido pela Justiça Eleitoral. Para isso, aperta algum número inexiste e depois “confirma”.

Quanto a beneficiar candidatos, antigamente, o voto em branco era dado para o candidato vencedor, por ser interpretado como “voto de conformismo”.

Agora, tanto o branco como o nulo são descartados pelo TSE e não interferem no resultado da eleição. Assim, é mito que votos em branco ou nulos favorecem candidatos, pois simplesmente não são contados no resultado geral.

Tópicos relacionados