Notícias

Voto é compromisso de esperança para guardar a democracia, diz Cármen Lúcia

Em carta, a presidente do TSE celebra o número do eleitorado apto a comparecer às urnas nas eleições municipais deste ano: 155.912.680

Da Redação

Voto é compromisso de esperança para guardar a democracia, diz Cármen Lúcia
Alejandro Zambrana/Secom/TSE

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, publicou uma mensagem para o eleitorado brasileiro nesta quinta-feira (18) e declarou que o voto compromisso é de esperança “que se põe na urna para guardar” a democracia. 

“O voto é compromisso de esperança que se põe na urna para guardar a Democracia que construímos juntos, com todas as diferenças que nos fazem plurais na unidade que é o Brasil”, escreveu Cármen Lúcia. 

No texto, a presidente da Corte Eleitoral celebra o eleitorado apto a comparecer às urnas nas eleições municipais de outubro deste ano: 155.912.680 eleitores. O valor representa um aumento de 5,40% em comparação com o eleitorado apto a votar nas eleições municipais de 2020. 

“O elevado número de eleitores confirma o que se tem demonstrado na história brasileira, especialmente desde a Constituição do Brasil de 1988 e nos últimos 28 anos em que se desenvolveu o sistema eletrônico de votação, que é o benefício de eleições democráticas livres, certas no tempo, auditáveis em seu processo, transparentes em sua realização, eficientes em seu resultado”, afirmou a ministra. 

Dessa forma, expõe-se, segundo a ministra, o resultado da sistematização do cadastramento eleitoral para que o exercício da democracia representativa tenha o grau maior de confiança do eleitor, para eleger seus representantes de forma segura e tranquila, “ciente de que o seu voto é livre e jamais deve ser maculado”.

“O que nele se contiver será apurado e o que for apurado será proclamado como resultado de sua escolha única e comprometida com o destino do presente e das gerações futuras”, finalizou Cármen Lúcia.

Tópicos relacionados