O jornalismo da Band se reuniu nesta quarta-feira (27) com representantes dos partidos de quatro pré-candidatos ao governo do Rio de Janeiro para tratar as regras e os últimos detalhes do tradicional debate da Band. Os políticos que participarão do debate são filiados a partidos com pelo menos cinco cadeiras no congresso.
O encontro aconteceu nessa tarde, por videoconferência, com representantes dos pré-candidatos Cláudio Castro, do PL, Marcelo Freixo, do PSB, Paulo Ganime, do Novo, e Rodrigo Neves, do PDT. Foram definidas as regras finais do debate, e os sorteios de ordens de perguntas e respostas e a disposição dos candidatos no estúdio.
O debate terá cerca de 1 hora e 40 minutos de duração e será dividido em três blocos. No primeiro, os pré-candidatos terão um minuto para responder a uma mesma pergunta feita pelo jornalismo da Band. Em seguida, será feita uma rodada de perguntas e respostas entre candidatos, com temas escolhidos em sorteio.
A ordem de quem começará perguntando também será definida em sorteio. Cada candidato terá 2 minutos e meio para responder, 1 minuto para réplica e 45 segundos para a tréplica.
No segundo bloco, haverá o confronto direto entre os pré-candidatos, com temas livres. A ordem, mais uma vez, será definida em sorteio. Vão ser duas rodadas: o primeiro candidato a perguntar será o último a responder.
A pergunta deverá ser feita em trinta segundos. Para a resposta, cada candidato terá direito a 2 minutos, 1 minuto e meio para réplica e 1 minuto para tréplica.
No terceiro e último bloco, os políticos respondem, em 1 minuto, a uma nova pergunta formulada pelo jornalismo da Band. Na sequência, cada candidato terá 1 minuto e meio para as considerações finais.
Nesse ano, a jornalista Thais Dias vai ser a apresentadora do debate.
“É um prazer muito grande fazer parte desse debate. A nossa proposta é levar informação para o eleitor, promover uma troca de ideias entre os candidatos, permitir que ele apresente também as propostas de campanha para que você, eleitor, quando acabar esse debate, possa apertar a tecla verde com consciência do seu voto”, comentou Thais Dias.
*Sob supervisão de Natashi Franco