Pode ir votar de bermuda? Essa foi uma das perguntas mais buscadas no Google nos últimos dias. Com as eleições à vista, questionamentos como esse se tornam cada vez mais frequentes nas redes sociais e nas plataformas de busca.
Em um tweet que viralizou, postado no último domingo (25), revela como a pergunta “pode ir votar de bermuda” tem um pico de pesquisas na época da eleição, como aconteceu em 2018 e 2020.
O estado do Rio de Janeiro é o que apresentava mais interesse na pesquisa, de acordo com a plataforma Google Trends. Em seguida, Pará, Alagoas, Bahia e Pernambuco.
A resposta para esse pergunta é simples: Sim. Qualquer um pode ir votar de bermuda. Chinelo e camisa regata, por exemplo, também são permitidos. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fez uma publicação nas redes sociais respondendo a essa pergunta.
De acordo com o órgão, também é válido usar bótons, bandeiras e broches de pessoas candidatas desde que a manifestação seja individual e silenciosa.
Assim como em 2018 e 2020, na última semana, a procura nos sites de busca por “votar de bermuda” cresceu de forma significativa. Ao acessar o Google Trends, o pico da dúvida dos eleitores foi na última segunda-feira (26). Porém, dessa vez, o maior número de buscas foi nos estados do Maranhão, Bahia, Rio Grande do Norte, Rondônia e Mato Grosso do Sul.
Confira o que pode e não pode de acordo com o TSE no dia da votação:
PODE:
* Manifestar a convicção política de forma individual e silenciosa (pode usar bandeiras, broches, adesivos e camisetas);
* Usar chinelos;
* Bermuda;
* Regatas;
* Shorts;
* Saia.
NÃO PODE
* Promover aglomerações com pessoas uniformizadas ou portando quaisquer insígnias que identifiquem candidata ou candidato, partido, coligação ou federação;
* Roupas de banho (biquínis, maiôs e sungas);
* Sem camisa/camiseta;
* Ir nu;
* Os mesários e fiscais não podem usar roupas que mencionem candidatos ou partidos políticos.
Também não será permitido entrar com o celular na cabine de votação. Para não esquecer dos números dos candidatos para Presidente, Senador, Governador e Deputado Estadual e Federal, é recomendável que cada um leve uma ‘colinha’ impressa com o número de cada candidato.
*Sob supervisão de Natashi Franco