Para o primeiro turno das eleições gerais, o Rio de Janeiro vai contar com o maior esquema de segurança já montado em todo o estado. O efetivo da Polícia Militar passa de 17 mil agentes, quatro aeronaves, além de veículos blindados em áreas de risco, como territórios dominados pela milícia. O objetivo é garantir o direito de exercício ao voto, com segurança, para os cidadãos fluminenses.
“Nosso objetivo é garantir que as pessoas estejam seguras, se sintam seguras em se dirigir para as zonas eleitorais e exercer seu direito de voto”, afirma o tenente-coronel, porta voz da Polícia Militar, Ivan Blaz.
O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) vai monitorar câmeras espalhadas pela capital fluminense. Além das já instaladas na cidade, a PM ainda vai contar com as instaladas nas fardas dos policiais. Essa é a primeira vez que essa medida será empregada.
“O emprego das câmeras corporais vai ser algo muito importante para análise, estudo de caso, verificação das ocorrências on time ou também na identificação de qualquer cometimento de crime que possa acontecer”, complementou o tenente-coronel Blaz.
Policiais do BOPE também vão estar alocados em São Gonçalo, Itaboraí, Nitérói, Maricá e Região dos Lagos para garantir a segurança dos eleitores. Do outro lado da Baía de Guanabara, agentes do 22º Batalhão vão estar posicionados no Complexo da Maré, de plantão.
O esquema de segurança já começa a funcionar neste sábado (01) quando as urnas eletrônicas serão distribuídas para as mais de 4.844 zonas eleitorais em todo o estado. Só na capital fluminense são mais de 1.400 locais de votação.
O primeiro turno das eleições acontece no próximo dia 02 de outubro. Estão em disputa os cargos de Deputado Estadual, Deputado Federal, Senador, Governador e Presidente da República. Não esqueça de levar um papel com o número dos seus candidatos.