Tá chegando a hora de votar nos seus candidatos para Deputado Estadual, Deputado Federal, Senador, Governador e Presidente da República. O primeiro turno das eleições acontece no próximo domingo (2) e a nossa equipe de reportagem separou as principais informações que você precisa saber sobre esse dia tão importante.
QUEM TEM O DEVER DE VOTAR: Todos aqueles entre 18 e 69 anos tem a obrigatoriedade do voto.
HORÁRIO DE VOTAÇÃO: Eleitor do Rio de Janeiro, atenção aos horários! As urnas abrem pontualmente 08h e são fechadas às 17h, no horário de Brasília.
QUE DOCUMENTOS LEVAR? Para votar, é preciso levar, além do seu título de eleitor, um documento oficial com foto. Pode ser identidade, CNH, passaporte, carteira de trabalho. O e-Título também é válido como documentação, caso haja foto no aplicativo.
NÃO SEI ONDE EU VOTO. O QUE EU FAÇO? Para descobrir seu local de votação é fácil, não se preocupe. Basta acessar o site oficial do TSE ou o aplicativo e-Título. Por lá você descobre sua zona e seção eleitoral.
NÃO POSSO VOTAR: COMO JUSTIFICAR MEU VOTO? A justificativa é obrigatória para aqueles que não vão votar tanto no primeiro quanto no segundo turno. Caso esteja fora do seu município de votação, você pode se dirigir a uma seção eleitoral próxima e preencher o formulário necessário. Se preferir, pode fazer isso também através do app e-Título. Você tem até 60 dias para se justificar.
POSSO USAR TELEFONE NA CABINE DE VOTAÇÃO? A resposta para essa pergunta é não! O telefone deve ser deixado junto do mesário ou em uma mesa próxima. Caso o eleitor se recuse, medidas cautelares podem ser aplicadas. É extremamente proibido gravar ou fotografar o ato do voto.
SE NÃO PODE TELEFONE, COMO VOU SABER MEUS CANDIDATOS? A dica da Band é levar um papel com o número dos seus candidatos. Lembrando que este ano você deve votar em cinco cargos diferentes.
VAI TER BIOMETRIA: O cadastro biométrico vai ser usado para ajudar na identificação dos eleitores. Caso sua biometria não esteja cadastrada, seus dados do Detran-RJ vão ser transferidos para o banco de dados da Justiça Eleitoral. O eleitor tem até três tentativas para ativar a leitura biométrica.
As eleições deste ano registraram recordes de cadastros eleitorais com um aumento, principalmente, nas faixas etárias que não são obrigadas a votar, como aqueles entre 16 e 18 anos e maiores de 70. O número de jovens aumentou cerca de 36% em comparação com as últimas eleições.
Com esse aumento, o Rio de Janeiro se tornou o segundo maior colégio eleitoral do país com cerca de 12 milhões de eleitores no estado, sendo mais de 5 milhões somente na capital fluminense.