Vamos conversar sobre os desafios e as oportunidades para mulheres que querem crescer profissionalmente
Por que será que algumas mulheres-líderes parecem estar sempre no lugar certo, na hora certa? E por que outras parecem desviar das oportunidades que aparecem? Quem é você, nesse cenário de desenvolvimento e crescimento profissional?
Já parou pra pensar que, no contexto organizacional, constantemente nos deparamos com mulheres-líderes talentosas e competentes, mas que não saem do lugar onde estão? Por outro lado, outras parecem ter uma espécie de “estrela na testa”, uma “luz própria”, uma “sorte” capaz de deixá-las sempre de frente com as melhores oportunidades. Será mesmo que isso existe?
Costumo dizer que, no mundo das organizações, não existe sorte e azar. O que existe, na verdade, é uma mentalidade adequada e os comportamentos necessários para que as oportunidades que você precisa sejam efetivamente criadas. Essa mentalidade adequada é o que eu chamo de mentalidade de crescimento – fundamental para todas as mulheres-líderes. Em outras palavras: uma mentalidade de crescimento é aquela que permite que você enxergue as (boas!) oportunidades. Mais do que isso: uma mulher com mentalidade de crescimento é capaz de criar suas próprias oportunidades, através de pensamentos e comportamentos coerentes.
Sim, nossos pensamentos podem (e devem!) ser treinados e desenvolvidos. E são eles que nos fazem ter a capacidade de detectar (e fazer acontecer!) as oportunidades que efetivamente nos interessam, quando elas aparecem. Se você alimenta crenças e pensamentos sabotadores, tais como: “eu não me sinto totalmente preparada” ou “eu não consigo sair da execução”, ou ainda “eu não tenho nada importante a dizer para aquela alta liderança, logo não vou me aproximar”, então, dificilmente você terá “sorte” com relação às oportunidades.
Mas, se você fizer um movimento contrário, se você desenvolver o seu autoconhecimento e a sua autoconfiança, se compreender o valor que agrega, se buscar ativamente as conexões importantes no seu trabalho, se investir em relacionamento, então, sim, você vai enxergar (e até criar!) as oportunidades que atendem aos seus interesses.
Dito de outra forma: seu comportamento é influenciado pela sua forma de pensar. Quando uma mulher-líder pensa como alguém capaz de alcançar seus objetivos, ela se sentirá autoconfiante o suficiente – e se comportará como tal. E é aí que as oportunidades (alinhadas ao seu propósito, claro!) aparecem. Porque é apenas nesse momento que você conseguirá enxergá-las. Não se trata de sorte, nem de mágica: trata-se de treino e mudança de postura. O pensamento é uma lente capaz de visualizar aquilo que você quer (e precisa!) ver.
Que tal experimentar?