10 anos de Spotify no Brasil: confira os mais escutados na última década

Relembre os principais marcos entres artistas, faixas, álbuns e playlists mais escutados desde 2014

Por Bruno Costa

10 anos de Spotify no Brasil: confira os mais escutados na última década
Spotify completa dez anos no Brasil
Unsplash

Você se lembra como fazia para consumir músicas dez anos atrás? Entre rádios, discos de vinil, CDs, aparelhos de MP3 e os mais modernos iPods, um marco no mercado musical e tecnológico chegava ao Brasil no distante maio de 2014: o Spotify

A companhia celebra uma década desde o lançamento oficial no país com números impressionantes. O total de streams cresceu mais de 100 vezes no Spotify no Brasil: são mais de 770 bilhões no total, no período de 2014 a 2023

Como surgiu o Spotify?

O Spotify não foi o grande criador do formato de áudio online, mas se consolidou no mercado como sinônimo de música digital. Criada pelos suecos Daniel Ek e Martin Lorentzon, a plataforma foi uma das protagonistas da transformação da indústria musical, que tanto sofria com a pirataria.

Segundo Ek, a ideia nasceu com a proposta de oferecer um serviço que fosse mais prático que o download ilegal, ao mesmo tempo em que compensasse a indústria. Gravadoras como Universal Music, Sony BMG, EMI Music e Warner Music Group embarcaram na ideia e atraiu ainda mais a atenção do público.

Na época em que predominava o modelo de compra - você paga por um álbum, não importa se em mídia física ou formato digital, e ele passa a ser seu - o Spotify surgia com o modelo de pagar para acessar, não ter posse.

O Spotify só viria a se tornar realmente conhecido a partir de 2011, quando chegou aos Estados Unidos. Hoje, a plataforma de streaming é a mais popular do mundo, estando presente em pelos menos 65 países.

A chegada do Spotify no Brasil

O público brasileiro precisou ter um pouco mais de paciência para explorar a plataforma. O Spotify chegou por aqui em 2014 com a garantia de que os usuários brasileiros teriam streaming com a mesma qualidade de áudio que existia nos Estados Unidos, além da presença dos artistas locais, com repertórios importantes.

O interesse pela novidade era enorme. Na época do anúncio que a plataforma chegaria ao país, mais de 400 mil pessoas se inscreveram no site para receber um convite, e as lojas de aplicativo registraram mais de 200 mil downloads.

A expectativa fez com que a companhia criasse planos ambiciosos para o mercado brasileiro, que logo foram correspondidas pelo público.

O Brasil no Spotify

Em dez anos, o número de faixas de artistas brasileiros aumentou em 656% na plataforma, e os streams em faixas de artistas nacionais cresceu mais de 240 vezes no Brasil. Vale dizer ainda que o país representa, em média, mais de 60% do consumo de artistas locais no Spotify desde o surgimento.

Nesta última década, o mundo também passou a descobrir artistas brasileiros através da plataforma. O DJ Alok foi o primeiro artista brasileiro a entrar no Top 100 Global do Spotify com o hit Hear Me Now, em 2017. A cantora Anitta foi a primeira artista brasileira a alcançar a primeira posição do ranking com a música Envolver, em 2022.

Então, vamos dar uma olhada mais de perto no Spotify no Brasil nos últimos 10 anos (de 2014 a 2023) e descobrir os artistas, as músicas e os álbuns mais escutados nessa década.

Músicas por artistas brasileiros mais escutadas no Spotify no mundo nos últimos 10 anos (2014-2023)

  1. Hear Me Now, por Alok, Bruno Martini e Zeeba
  2. Downtown, por Anitta e J Balvin
  3. Envolver, por Anitta
  4. Olha A Explosão, por MC Kevinho
  5. Nosso Quadro, por Ana Castela e AgroPlay
  6. Bum Bum Tam Tam, por Future, J Balvin, Juan Magán, MC Fioti e Stefflon Don
  7. Leão, por Marília Mendonça
  8. Parado no Bailão, por MC Gury e MC L da Vinte
  9. Arranhão - Ao Vivo, por Henrique & Juliano
  10. Bombonzinho - Ao Vivo, por Ana Castela e Israel & Rodolffo

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais