Você se lembra como fazia para consumir músicas dez anos atrás? Entre rádios, discos de vinil, CDs, aparelhos de MP3 e os mais modernos iPods, um marco no mercado musical e tecnológico chegava ao Brasil no distante maio de 2014: o Spotify.
A companhia celebra uma década desde o lançamento oficial no país com números impressionantes. O total de streams cresceu mais de 100 vezes no Spotify no Brasil: são mais de 770 bilhões no total, no período de 2014 a 2023.
Como surgiu o Spotify?
O Spotify não foi o grande criador do formato de áudio online, mas se consolidou no mercado como sinônimo de música digital. Criada pelos suecos Daniel Ek e Martin Lorentzon, a plataforma foi uma das protagonistas da transformação da indústria musical, que tanto sofria com a pirataria.
Segundo Ek, a ideia nasceu com a proposta de oferecer um serviço que fosse mais prático que o download ilegal, ao mesmo tempo em que compensasse a indústria. Gravadoras como Universal Music, Sony BMG, EMI Music e Warner Music Group embarcaram na ideia e atraiu ainda mais a atenção do público.
Na época em que predominava o modelo de compra - você paga por um álbum, não importa se em mídia física ou formato digital, e ele passa a ser seu - o Spotify surgia com o modelo de pagar para acessar, não ter posse.
O Spotify só viria a se tornar realmente conhecido a partir de 2011, quando chegou aos Estados Unidos. Hoje, a plataforma de streaming é a mais popular do mundo, estando presente em pelos menos 65 países.
A chegada do Spotify no Brasil
O público brasileiro precisou ter um pouco mais de paciência para explorar a plataforma. O Spotify chegou por aqui em 2014 com a garantia de que os usuários brasileiros teriam streaming com a mesma qualidade de áudio que existia nos Estados Unidos, além da presença dos artistas locais, com repertórios importantes.
O interesse pela novidade era enorme. Na época do anúncio que a plataforma chegaria ao país, mais de 400 mil pessoas se inscreveram no site para receber um convite, e as lojas de aplicativo registraram mais de 200 mil downloads.
A expectativa fez com que a companhia criasse planos ambiciosos para o mercado brasileiro, que logo foram correspondidas pelo público.
O Brasil no Spotify
Em dez anos, o número de faixas de artistas brasileiros aumentou em 656% na plataforma, e os streams em faixas de artistas nacionais cresceu mais de 240 vezes no Brasil. Vale dizer ainda que o país representa, em média, mais de 60% do consumo de artistas locais no Spotify desde o surgimento.
Nesta última década, o mundo também passou a descobrir artistas brasileiros através da plataforma. O DJ Alok foi o primeiro artista brasileiro a entrar no Top 100 Global do Spotify com o hit Hear Me Now, em 2017. A cantora Anitta foi a primeira artista brasileira a alcançar a primeira posição do ranking com a música Envolver, em 2022.
Então, vamos dar uma olhada mais de perto no Spotify no Brasil nos últimos 10 anos (de 2014 a 2023) e descobrir os artistas, as músicas e os álbuns mais escutados nessa década.
Músicas por artistas brasileiros mais escutadas no Spotify no mundo nos últimos 10 anos (2014-2023)
- Hear Me Now, por Alok, Bruno Martini e Zeeba
- Downtown, por Anitta e J Balvin
- Envolver, por Anitta
- Olha A Explosão, por MC Kevinho
- Nosso Quadro, por Ana Castela e AgroPlay
- Bum Bum Tam Tam, por Future, J Balvin, Juan Magán, MC Fioti e Stefflon Don
- Leão, por Marília Mendonça
- Parado no Bailão, por MC Gury e MC L da Vinte
- Arranhão - Ao Vivo, por Henrique & Juliano
- Bombonzinho - Ao Vivo, por Ana Castela e Israel & Rodolffo