Entretenimento

“Acham que sustentabilidade é usar roupa de brechó”, critica Arlindo Grund

Consultor de moda e stylist falou sobre o preço agregado que uma peça verdadeiramente sustentável tem por trás

Da Redação, com Rádio Bandeirantes

Arlindo Grund participa do 'Antenados' Reprodução
Arlindo Grund participa do 'Antenados'
Reprodução

O programa Antenados, da Rádio Bandeirantes, recebeu o apresentador de TV e consultor de moda e stylist, Arlindo Grund, neste sábado, 8. Na conversa com o apresentador Danilo Gobatto, ele falou sobre a moda sustentável ter ganhado atenção e sobre as responsabilidades do consumidor na cadeia da sustentabilidade.

"As pessoas não entendem o que é sustentabilidade, acham que é simplesmente usar uma roupa de brechó ou comprar um tecido orgânico. Sustentabilidade na moda  tem muito mais do que o produto final, tem a ver com todo o bastidor da roupa. Desde onde ela é produzida, quem faz, quem costura, qual o tecido usado, qual foi o tratamento dado a esse tecido", relembrou Arlindo. Ouça a entrevista.

Ele pontua que para uma peça ser realmente sustentável ela, comumente, não é produzida em escala, o que deixa preço final ser consideravelmente mais alto. Roupas sustentáveis tem uma produção individual, dentro do seu tempo e com menor impacto social e para o meio ambiente.


Arlindo Grund dissertou sobre como o “lowerism” e a sustentabilidade andam juntos. No slow fashion, o consumidor tem peças realmente funcionais no seu armário e compra apenas quando necessita. “As pessoas realmente consomem aquilo que elas precisam, não aquilo que elas desejam, porque hoje o mercado publicitário ainda tá cutucando a gente com os desejos que nem sempre são primordiais”, comenta.

No papo, o consultor de moda também relembrou o início de sua carreira enquanto ainda morava em sua terra natal, Recife, suas inspirações, referências e como enxerga o futuro da moda após a pandemia. 

O programa Antenados vai ao ar todos os sábados, às 20h, na Rádio Bandeirantes, com apresentação de Danilo Gobatto. O programa é reapresentado aos domingos, no mesmo horário. 

Mais notícias

Carregar mais