"Ainda Estou Aqui" vence o Oscar de Melhor Filme Internacional

Filme de Walter Salles se torna o primeiro longa brasileiro da história a ganhar um Oscar

Da Redação

O Brasil fez história durante a cerimônia do Oscar neste domingo (2). “Ainda Estou Aqui” venceu a estatueta de Melhor Filme Internacional, o que representa a primeira vitória do país em toda a trajetória da maior premiação do cinema.

O longa enfrentava forte concorrência de “Emilia Pérez”, que era considerado favorito na categoria no início da temporada até ser envolto por diversas polêmicas. Concorriam também “Flow” (Letônia), “A Garota da Agulha” (Dinamarca) e “A Semente do Fruto Sagrado” (Alemanha).

Nas últimas semanas, inclusive, o filme dirigido por Walter Salles passou a ser apontado como favorito por diversas publicações e especialistas, como a revista “Variety” e o jornal “The New York Times”.  

“Obrigado, em primeiro lugar, em nome do cinema brasileiro, em um grupo tão fantástico de cineastas. Eu dedico esse prêmio a uma mulher que, depois de uma perda durante a ditadura, decidiu não se curvar e resistir. Esse prêmio é dedicado à Eunice Paiva. E eu dedico esse prêmio às duas mulheres extraordinárias que deram vida à ela: Fernanda Torres e Fernanda Montenegro”, disse Walter Salles em seu discurso de vitória.

O Brasil também estava indicado a Melhor Atriz, com Fernanda Torres e a Melhor Filme. Entretanto, Mikey Madison, protagonista de “Anora”, foi a premiada e o longa dela conquistou a principal estatueta

Esta foi a quinta indicação do Brasil em Melhor Filme Internacional e a segunda do diretor Walter Salles, que já havia sido indicado anteriormente por “Central do Brasil”.

“Ainda Estou Aqui” conta a história real de Eunice Paiva, que precisou se reinventar após o marido, Rubens Paiva, ser preso e morto pela Ditadura Militar e lutou para manter a família unida e para que o mundo soubesse a verde sobre o que aconteceu.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais