Entretenimento

“As pessoas não tinham a menor noção do que era baru”, relembra a chef Bel Coelho

Apresentadora do “Food Connection”, do canal Sabor & Arte, fala como incorporou ingredientes brasileiros na cozinha

Da Redação, com Rádio Bandeirantes

Bel Coelho apresenta o programa Food Connection no canal Sabor & Arte Reprodução/Instagram
Bel Coelho apresenta o programa Food Connection no canal Sabor & Arte
Reprodução/Instagram

O programa Antenados, da Rádio Bandeirantes, recebeu nesse sábado, 16, a chef de cozinha Bel Coelho para conversar com o apresentador Danilo Gobatto. Durante o bate-papo, a cozinheira profissional falou sobre a inclusão de ingredientes nativos brasileiros no restaurante Clandestino.

“As pessoas não tinham a menor noção do que era baru, jatobá, babaçu. Às vezes até já ouviu esses nomes, muitos deles indígenas, mas nunca tinha visto, nunca tinha consumido em uma receita. Então, me propus a usar e criar repertório com esses produtos”, relembrou.

Na ocasião, Bel Coelho havia preparado um menu de 15 tempos, fazendo homenagem aos biomas brasileiros, como o Pantanal e a Amazônia. “Tudo começou em 2004 ou 2005, quando eu conheci o Paulo Martins, que é um cozinheiro do Pará. Ele me convidou para ir para Belém e eu fiquei completamente apaixonada, sobretudo pelas frutas e pelas especiarias”, disse.

O conhecimento foi ampliado após ela gravar o programa Receita de Viagem para um canal francês, que seria exibido antes da Copa de 2014. “Depois passou aqui, outra edição, na TLC. Conheci esses produtos in loco, sendo usado por pessoas locais. Às vezes, povos originários, quilombolas, já de maneira muito frequente. E aí eu nunca mais parei de pesquisar”, contou Bel Coelho.

Para a chef de cozinha, é importante valorizar o que é nativo da nossa terra. “E também valorizar os saberes dos povos originários e de que alguma forma fortalecer algumas cadeias de alimentos, que são positivas para pequenos produtores”, finalizou.

Atualmente, além de comandar o restaurante Clandestino, Bel Coelho agora assumiu o desafio de apresentar o programa Food Connection, do canal Sabor & Arte. Ouça a entrevista completa:

O programa Antenados vai ao ar todos os sábados, às 20h, na Rádio Bandeirantes, com apresentação de Danilo Gobatto. O programa é reapresentado aos domingos, no mesmo horário. 

Mais notícias

Carregar mais