Entretenimento

Atriz Claudia Jimenez morre no Rio aos 63 anos

Ela estava internada no Hospital Botafogo, na zona sul da capital fluminense; família de Claudia pediu para que a causa da morte não fosse divulgada

Da redação

A atriz Claudia Jimenez morreu neste sábado (20) no Rio de Janeiro aos 63 anos. Ela estava internada no Hospital Samaritano, em Botafogo, na zona sul da capital fluminense. Segundo a unidade de saúde, a família de Claudia pediu para que a causa da morte não fosse divulgada.

O corpo foi velado na tarde deste sábado no Salão Celestial do Memorial do Carmo, no Caju, e cremado

Destaque na televisão por papéis em comédia, Claudia Jimenez vinha sofrendo de problemas de saúde nos últimos anos. Ela foi submetida a ao menos três cirurgias no coração quando tratava de um câncer na região do tórax.

Claudia Maria Patitucci Jimenez nasceu no Rio de Janeiro em 18 de novembro de 1958. Se destacou no teatro na peça “Ópera do Malandro”, que lhe rendeu convites para atuar na TV. Sua estreia na televisão foi em 1979 em “Malu Mulher”, da TV Globo. Também participou de quadros dos programas “Viva o Gordo”, “Os Trapalhões” e “Chico Anysio Show”.

Dona Cacilda e Edileuza

Com Chico Anysio, se destacou com a personagem Dona Cacilda, da “Escolinha do Professor Raimundo". Fez sucesso também como Edileuza, do sitcom “Sai de Baixo”. Sua última novela foi “Haja Coração”, em 2016. 

No cinema, Claudia Jimenez atuou em oito longas-metragens como atriz e ainda fez a dublagem da personagem Ellie em “Era do Gelo” e “Era do Gelo 2”.

Amigos se despedem

Amigos de Claudia Jimenez fizeram homenagens à atriz. O diretor Miguel Falabella destacou: “Fui procurar uma foto para ilustrar essa postagem e me deparei com uma vida. Agora, estou deitado, passando um filme na minha cabeça, tentando me agarrar às tantas gargalhadas que demos, ao prazer de atuar juntos, ao seu único e irreproduzível tempo de comédia", escreveu. 

"Você estará para sempre usando aquele biquíni selvagem que nos ensolarou a existência, Claudinha. Hoje todas as homenagens são suas e os refletores de todos os teatros do Brasil reluzem para você. Obrigado por ter caminhado a meu lado nesta passagem. Betty Lago e Mercedinha certamente vão recebe-la em festa! A nós, resta a saudade e a responsabilidade de manter viva a memória do seu imenso talento! Te amo! Descanse em paz!”

O humorista Helio de la Peña postou: "Uma das maiores comediantes do Brasil agora descansa. Obrigado pelas gargalhadas, Claudia Jimenez."

O governador do Rio, Claudio Castro, escreveu: "Todos vamos nos lembrar com carinho dos papéis inesquecíveis vividos por Claudia Jimenez em novelas e programas humorísticos. Dona Cacilda, da "Escolinha do Professor Raimundo", e Edileuza, de "Sai de Baixo", entre tantas outras personagens, nos deixam saudosos. Uma grande atriz de teatro, cinema e televisão que divertiu o público brasileiro com seu humor leve e irreverente. Minha solidariedade à família, amigos e fãs".

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, comentou: “Triste com a morte dessa mulher tão especial. Muito obrigado por tantas risadas e momentos de alegria que sua arte nos proporcionou. Meus sentimentos aos amigos e familiares”.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais