O canal Arte1 estreia o reality show Arte na Tecnologia nesta sexta-feira, 22 de outubro, a partir das 20h30. A série conta com oito episódios que apresentam a trajetória de 24 artistas promissores dedicados à vertente da indústria criativa brasileira que segue em ampla extensão: as artes digitais.
O programa é baseado na experiência artística, no aprendizado, na evolução, no autoconhecimento, no desenvolvimento de habilidades técnica e visa valorizar novos talentos. A cada episódio, o assinante conhecerá as obras, as inspirações e o processo criativo de cada um dos protagonistas de Arte na Tecnologia.
O impacto da tecnologia transformou atividades como a pintura, o desenho e até mesmo a música, dando caráter cada vez mais imersivo e interativo aos conceitos existentes. A produção é da Cine Group.
1 - Henrique Edmx, Letícia Pantoja e Fernando Timba
Edmx une animação e pintura em murais interativos com realidade aumentada. Letícia é uma das primeiras mulheres VJs da cena artística do Rio de Janeiro. Já Timba desenvolve videocenários para shows, óperas e peças teatrais.
2 - VJ Spetto, Bia Ferrer e Alberto Zanella
Spetto é um dos VJs pioneiros em mappings em edifícios de diversos continentes. Bia retrata pessoas por meio de lambe-lambes e projeções. Zanella já fez projetos com as cantoras Iza e Anitta, além de criar PixelArt.
3 - Uno de Oliveira, Juli Finkler e VJ Mozart
Uno trabalha com computação gráfica e efeitos visuais há mais de 15 anos. A gaúcha Juli é VJ e designer multimídia, o que a faz se multiplicar em muitas. Mozart é de Recife e se considera um "lanternista viajante".
4 - Ada, Bijari e os Jovens da Tecnologia Têxtil: Hanna Inaiah, André Sampaio e Isabela Oliveira
Ada, duo formado por Caio e Tatiane, desenvolve instalações imersivas. O núcleo de criação Bijari faz arte multimídia, desde 1997. André, Hanna e Isabela se especializaram no Senai e criam tecnologia têxtil.
5 - Edson Pavoni, Ero e Coletivo Coletores
Edson Pavoni cria instalações interativas, expondo em cidades como Pequim e Dubai. Ero é uma artista que explora a estética futurista e cyberpunk. O Coletivo Coletores trabalha arte e tecnologia na periferia.
6 - Roberta Carvalho, Alexis Anastasiou e Muti Randolph
Roberta trabalha a questão do espaço com intervenção nas paisagens, em suas obras. Muito reconhecido como VJ, Anastasiou concebe espaços narrativos. Pioneiro na arte tecnológica, Randolph trabalha com 3D e música.
7 - VJ Vigas, Guto Nóbrega e Marlus Araújo
O catarinense Vigas iniciou a carreira como VJ e hoje se especializa em iluminação imersiva. Nóbrega é um artista e pesquisador, que une arte e robótica. Marlus coleciona criptoarte em NFT, expondo no Metaverso.
8 - Rejane Cantoni, Atática e Fernando Velasquez
Rejane é uma artista que cria instalações cinéticas interativas. O estúdio Atática cria obras como quadrinhos e games no mercado pop. E Velasquez é um artista uruguaio, que explora a cultura através da tecnologia.