Entretenimento

Cão coça excessivamente as patas, o que pode ser? Manu Karsten explica

Parasitas, reação alérgica e estresse podem ser as causas para esse comportamento do animal

Manu Karsten, com BandNews FM

Existem muitas coisas que levam nossos grandes amigos a lamberem ou a coçarem as patinhas Cole Wyland/Unsplash
Existem muitas coisas que levam nossos grandes amigos a lamberem ou a coçarem as patinhas
Cole Wyland/Unsplash

A Márcia Carneiro, nossa ouvinte, conta que o cão tem coçado demais os coxins da patinha, o que pode ser? Bom, primeiro, deixa eu explicar o que coxin. É aquela almofadinha que eles têm embaixo da patinha. 

Existem muitas coisas que levam nossos grandes amigos a lamberem ou a coçarem, porque a gente nunca sabe direito se eles estão lambendo ou se eles estão coçando, os coxins da patinha. Então, é preciso examinar direitinho detalhadamente.

Pode ser por exemplo, pode ser culpa de parasitas, como: pulgas, carrapatos ou até mesmo bicho-de-pé, viu? O bicho-de-pé também é causado por uma pulga, mas é uma mini-pulga que se chama Tunga.

Outra coisa que também pode levar a problemas é o produto de limpeza que você usa para limpar o seu chão e isso é uma coisa que muita gente que às vezes passa despercebido. Tem vários produtos que são proibidos e que causam alergia, dermatites em cães. Então dá uma olhada, veja qual é o produto que você usa e se é específico, próprio para cães.

Por último, mas não menos importante, é a questão comportamental. Alguns cães entediados e estressados, podem desenvolver essa péssima mania que pode até levar à automutilação. Ele vai começar a se lamber, se lamber e isso vira uma mania tão persistente que ele acaba se machucando, se ferindo e até expondo osso de vez em quando.

Então, na minha opinião, leve ao seu veterinário, para que ele examine direitinho, bem lá dentro dos coxins. Abra direitinho as patinhas e veja o que é que pode estar acontecendo.

Participe também da nossa coluna enviando a sua dúvida para: eobicho@bandnewsfm.com.br ou então pelo Instagram, @manukarsten.

 

Mais notícias

Carregar mais