Blocos de Carnaval 2023: veja dicas valiosas para curtir a folia

Organizadores de blocos de Carnaval de 2023 dão dicas para evitar problemas durante a folia

Por Leonan Oliveira

Blocos de Carnaval 2023: veja dicas valiosas para curtir a folia
Pré-carnaval de São Paulo começa neste sábado (10)
Edson Lopes Jr./Divulgação/Prefeitura de São Paulo

Para os foliões de todo o Brasil, a melhor época do ano já começou: os blocos de carnaval invadem as ruas das principais capitais do país, em maior presença, a partir deste fim de semana. A festa em 2023 é uma das mais aguardadas pelo público e conta com uma programação especial de cobertura do Band Folia, na Band TV.

O time do Band Folia procurou organizadores de blocos de carnavais de São Paulo para listar dicas para evitar problemas e viver um Carnaval incrível. Confira: 

1) Escolha o bloco com seu estilo

Engana-se quem pensa que o Carnaval é uma festa limitada aos sambas enredos e marchinhas clássicas. A popularização dos blocos de rua possibilitou que outros movimentos participassem da festa e abriu portas para a criação de blocos pensados especialmente para fãs de outros ritmos, como funk, pop e até emo. Por isso, nossa primeira dica é: escolha o bloco que tem maior afinidade com seu gosto musical. 

Em entrevista ao Band.com.br, a sócia do Bloco Emo - que desfila no dia 20 de fevereiro, em São Paulo -, Lya Hemmel disse que blocos específicos servem como uma forma de inclusão e acabam se transformando em uma comunidade. “O Bloco Emo se tornou uma comunidade  na qual quem participa se sente acolhido tanto por pessoas que viveram o auge do emo como também por quem conheceu o mundo emo há pouco tempo”, exemplificou. 

O Bloco Emo foi criado inicialmente como uma forma de levar a galera que se escondia em casa para ouvir seus álbuns de rock na época de carnaval, pois não tinham uma opção de interação com o público da folia. 

A lista completa com todos os blocos registrados oficialmente para desfilar no Carnaval 2023 pode ser encontrada nos canais oficiais da prefeitura de cada cidade. 

2) Saiba o cronograma do desfile

Todo bloco de Carnaval registrado pela prefeitura tem um cronograma aprovado, além de horário para começar e para terminar. Antes de ir para a folia, confira o cronograma do seu bloco e dedique um tempo para estudar o itinerário do trio elétrico. Assim, você evita problemas que possam atrapalhar o seu dia - como perder o bloco ou até precisar encontrar uma saída rápida da festa.

O fundador do bloco Minhoqueens, Fernando Magrin, afirmou que uma maneira efetiva de acompanhar as informações do bloquinho é nas redes sociais do próprio bloco, mas destacou que a própria prefeitura costuma sinalizar bem toda a programação dos dias. “Eu não sei se esse ano vai ter, mas a prefeitura costuma colocar uns totens com a lista dos blocos e os horários, aí você chega lá e confere”, disse.

Existem vários aplicativos de blocos de rua, existem sites que listam todos os blocos, os trajetos e os horários. Se eu não me engano, em São Paulo terão 670 blocos esse ano, então tem que se organizar. 

3) Pense em sua segurança

Estar em grandes centros requer atenção com a segurança, necessidade que fica ainda mais necessária em grandes eventos, como o Carnaval. Por isso, fique atento a seus pertences - como celular, cartão de crédito e documentos - para evitar possíveis roubos e furtos. 

Para a Band, o fundador do Minhoqueens ainda destacou que os foliões devem contar com a polícia da cidade para quaisquer emergências - além de poder se comunicar com os organizadores dos próprios blocos durante os desfiles. No entanto, ele destaca que a responsabilidade de manter a segurança no Carnaval é do governo e, automaticamente, polícia militar e civil. 

Apesar disso, ele conta que os próprios organizadores costumam se colocar a disposição dos foliões e podem atuar como um canal potente de comunicação com a polícia - considerando que eles carregam um microfone conectado a um trio elétrico e que consegue atingir grandes distâncias. “Obviamente que de cima do trio a gente tem uma visão privilegiada e dá para ver se tá acontecendo alguma coisa. Eu tenho esse hábito de realmente pedir pro DJ parar o som se eu vejo que tá tendo alguma confusão, alguma briga”, disse. 

O que o bloco pode fazer é garantir a segurança de quem está dentro da corda da nossa equipe de trabalho e dos artistas. 

Pensando nas maneiras de evitar problemas, Fernando ainda destacou que blocos de carnaval são festas para serem aproveitas em grupos: não vá sozinho!

4) Evite a embriaguez: tenha limites!

Carnaval é sinônimo de festa e, em alguns casos, o consumo exagerado de bebidas alcoólicas acaba virando um problema. Ao Band Receitas, o médico André Augusto Pinto, cirurgião da clínica Gastro ABC, deu dicas de como evitar a embriaguez e destacou a importância de estabelecer limites na hora do consumo. 

É importante ingerir bebidas em quantidades moderadas. Evite a ingestão de grande quantidade em um curto período de tempo para não aumentar a concentração alcoólica no sistema sanguíneo, o que causa a embriaguez.

Ao longo da festa, lembre-se de intercalar o álcool com água. “A água dilui o álcool na corrente sanguínea, evitando complicações graves da embriaguez, como tontura, desidratação, náusea vômito, cefaleia, dor de cabeça intensa e até desmaios”, disse.