Índia leva bloco sobre Bollywood para o Carnaval do Rio: "Culturas são similares"

Evento é uma iniciativa do Consulado da índia e trará as batidas de Bollywood para a praia de Ipanema

Por Guilherme Machado

Índia leva bloco sobre Bollywood para o Carnaval do Rio: "Culturas são similares"
O "Bloco India Bollywood" terá edição no Rio de Janeiro
Divulgação

No dia 23 de fevereiro, uma parte da Índia entrará na praia de Ipanema, no Rio de Janeiro. O “Bloco India Bollywood”, que já teve edições em São Paulo, chegará à cidade maravilhosa misturando os estilos e danças vibrantes do país asiático, sobretudo de Bollywood, como é conhecida a indústria de cinema local. A ação é uma iniciativa do Consulado da Índia no Brasil em parceria com o Swami Vivekananda Cultural Centre (SVCC), o Centro Cultural Indiano.

Em entrevista ao Band Folia, a diretora do Centro, Jyoti Kiran Shukla diz que a ideia é trazer a energia vibrante de Bollywood para o Carnaval brasileiro. Ela, inclusive, vê muitas similaridades entre as culturas dos dois países.

“Estou no Brasil há dois anos e o que notei foram as suas festividades, sua abertura em relação a elas. O auge disso é o Carnaval. Igualmente, se você olhar para diversos festivais indianos que envolvem dança e música, notará que as culturas são muito similares. Nosso povo se engaja com música e dança. Dança e música são a língua espiritual de ambos os continentes: a Ásia e América Latina. Acho que existem semelhanças culturais enormes, veja os festivais de rua”, ressalta ela.

Esse ano, o evento deve contar também com a participação do bloco Empolga às 9, que já tem uma tradição com o Carnaval. Jyoti vê nisso uma possibilidade de integrar ainda mais.

“Eles têm uma história longa com os blocos. Então dessa vez estamos tentando nos juntar a ele. Estamos tentando levar a representação da maioria das regiões e comunidade da Índia e criar uma música ao vivo com a bateria que se juntará a nós. Teremos dançarinos de São Paulo e outros do Rio. Estamos fazendo worskhops musicais com eles para adaptar as batidas”, afirma.

O Carnaval é uma combinação de muitos estilos, e a diversidade que ele apresenta é muito similar à Índia. É música, dança, comunidade, união, espírito festivo. Estes são os elementos comuns entre a Índia e o Brasil. Meu sonho um dia seria levar o Carnaval a Bollywood [risos].

O bloco, inclusive, ganhou um pôster especial, que foi lançado na presença de Jyoti e do Cônsul-Geral da Índia, Hansraj Singh Verma. Kiran Shukla diz que, nos dois anos desde que chegou ao Brasil, fica especialmente tocada com a forma como os brasileiros são capazes de abraçar uma cultura que vem de fora.

“Não é só curiosidade. É amor, engajamento e aceitação da cultura indiana. Eu acho que isso é incrível e pode crescer no Rio. É a capital do Carnaval no mundo. Quando a energia da dança indiana for mostrada no Rio, acho que criará algo muito elétrico”, afirma.

Ela diz que os foliões terão a possibilidade de ver não apenas a nova Bollywood, mas também suas tradições mais clássicas.

“A Índia acredita em unir todas as culturas. É extremamente importante demonstrar que a cultura indiana é viva, não apenas tradicional, mas uma tradição contínua. Por um lado, mostramos as danças clássicas e no outro as danças modernas. O contínuo cultural completo estará presente neste evento”, ressalta Jyoti.

Tópicos relacionados