Portela faz protesto em apoio a Milton Nascimento após polêmica no Grammy 2025

A Comissão de Frente da escola levatou um cartaz durante o segundo ensaio técnico, na Sapucaí, pedindo respeito ao artista

Portela faz protesto em apoio a Milton Nascimento após polêmica no Grammy 2025
Portela faz protesto em apoio a Milton Nascimento após polêmica no Grammy 2025
Reprodução/Instagram/siteapoteose

A Comissão de Frente da Portela fez um protesto, durante o segundo ensaio técnico da escola de samba que aconteceu na noite deste sábado (8), na Sapucaí, no Rio de Janeiro, em repúdio ao tratamento dado pelo Grammy ao cantor e compositor Milton Nascimento. O artista é enredo da agremiação neste ano.

Nas imagens, a Comissão de Frente aparece fazendo sua apresentação até que no final puxam uma cadeira e colocam o quadro de Milton Nascimento sentado sobre ela. Em cima, eles puxaram um cartaz escrito "respeito".

Antes de iniciar o ensaio, o intérprete da Portela, Gilsinho, também se manifestou contra o evento musical em Los Angeles.

Relembre o que aconteceu

A 67ª edição do Grammy Awards, realizada em 2 de fevereiro de 2025, foi marcada por uma polêmica envolvendo o renomado músico brasileiro Milton Nascimento, de 82 anos. Indicado ao prêmio de Melhor Álbum Vocal de Jazz pelo disco "Milton + Esperanza", em parceria com a cantora norte-americana Esperanza Spalding, Nascimento não recebeu um assento na área principal destinada aos artistas e convidados de destaque.

De acordo com comunicado divulgado pela equipe de Milton Nascimento, a Academia da Gravação destinou a ele um lugar na arquibancada, enquanto Esperanza Spalding foi alocada nas mesas principais. A justificativa fornecida pela organização foi de que apenas os artistas que eles desejavam incluir nas filmagens teriam assentos nas mesas. Diante dessa situação, a equipe de Nascimento optou por sua ausência na cerimônia principal, considerando a trajetória vitoriosa e o prestígio internacional do artista.  

Esperanza Spalding manifestou sua insatisfação com o ocorrido por meio de suas redes sociais, destacando que a recusa de um assento adequado para Nascimento não lhe parecia correta.  

A repercussão do episódio gerou indignação entre fãs e personalidades brasileiras. O Ministério da Cultura do Brasil emitiu uma nota de repúdio ao tratamento dispensado ao músico, enfatizando que "o Brasil é gigante, tal qual é Milton Nascimento".

Tópicos relacionados