Entretenimento

Chef Dalton Rangel dá dicas de receitas para transformar sobras de comida

Da redação, com Rádio Bandeirantes 11/07/2020 • 13:54 - Atualizado em 19/07/2020 • 21:37
Dica do chef Dalton Rangel é fazer com o feijão que está completando aniversário na sua geladeira um caldinho apimentado
Dica do chef Dalton Rangel é fazer com o feijão que está completando aniversário na sua geladeira um caldinho apimentado
Unsplash

Em tempos de home office e contenção de gastos, transformar as sobras do prato de ontem (ou até anteontem) em uma nova receita é o pulo do gato para evitar desperdício e gastos extras. À Rádio Bandeirantes, o chef e apresentador do Aqui na Band, Dalton Rangel, deu dicas de receitas para aproveitar o restodontê.

“Nesse momento em que se está muito dentro de casa, com o trabalho home office, as pessoas estão se sentindo obrigadas a cozinhar. Mas, gosto de dizer que cozinha não é obrigação. Cozinhar é uma forma de você refletir, eliminar o estresse, renovar as energias e agregar as pessoas”, disse o chef. “Para facilitar seu dia, reaproveite as sobras da geladeira. Minha avó fazia um prato que chamava ‘Mexidão da Zu – era Zuleica o nome dela. Que era um reaproveitamento do arroz, do feijão e das carnes, adicionando um ovo cozido”, completou.

Além do mexidão, a dica do chef com o feijão que está completando aniversário na sua geladeira é fazer um caldinho apimentado. “Pegue o feijão, acrescente mais água e retempere. Se você não for vegetariano, pode adicionar o bacon, bem frito, com cebola e alho refogados”, disse. “Para o apimentado, aposte na pimenta-do-reino moída na hora. Leve a mistura pro liquidificador, porque caldinho tem que ser liso. Depois, já xícara, finalize com cheiro-verde e azeite.”

Já para o arroz, a dica de Dalton é fazer o famoso Arancini, típico bolinho italiano. “Tempere o arroz com ovo, queijo ralado e um pouco de farinha de rosca. Formada a massa, coloque um pedaço de queijo dentro do bolinho. Feche, empane e frite”, disse. Na hora do empanamento, o conselho de Dalton para deixar o bolinho crocante é passa-lo pela farinha de trigo antes do ovo e, só depois, na farinha de rosca, a fim de conter a umidade dentro dele. “Não coloque a farinha de trigo na mistura para não deixá-lo maçudo.”

Por fim, com o resto de bife, o conselho de Dalton é fatiá-lo em tiras e refogá-lo no azeite com muita cebola.

“E não tenha medo do sal. O jeito é ir de pouco em pouco, provando. A cozinha quente, diferentemente da confeitaria que exige precisão, é alquimia. E alquimia é você ir fazendo, colocando os temperos, buscando na memória afetiva o sabor que aquilo tem... Então, não coloque o sal todo de uma vez, vá ajustando aos poucos”.

Chef Dalton Rangel faz parte do elenco do Aqui na BandIan Castilho/Band
  • sr
  • dalton rangel
  • sobras
  • comida