São dois dogs gigantes, um casal e um sonho virando realidade. Áquira, LeBron, Bruna e Thomás vão embarcar em abril para a Patagônia argentina rumo ao Ushuaia. A bordo de um motorhome, humanos e os filhos caninos, da raça Dogue Alemão, querem viver o que já se acostumaram a chamar de “a experiência mais fantástica das nossas vidas”.
De aventura, eles entendem. O casal de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, que já viveu de suas profissões originais (ela, advogada e ele, empreendedor), hoje se mantém através do negócio que criaram a partir dos cães. No início, a ideia era só fazer alguns vídeos de entretenimento mas, durante a pandemia, quando ambos ficaram em casa e gerando cada vez mais conteúdo, a brincadeira ficou séria e tomou proporções que extrapolaram o campo do amadorismo.
Lá em 2018, quando perfis de pets nas redes não eram tão comuns no Brasil, a Bruna postava muitas fotos da Áquira em seu perfil pessoal. Para desafogar um pouco sua própria rede e até para “guardar” as fotos da filha canina, a moça decidiu fazer um perfil só para ela. Meses depois, com a chegada do irmão LeBron, acabou virando o que hoje é o @aquira_e_lebron e que fala para mais de 200 mil seguidores (com mais de 13 milhões de contas alcançadas atualmente).
Nada mal para quem começou de brincadeira. Desde então, vídeos fofos como o de LeBron ‘avisando’ a irmã toda vez em que os humanos chegam em casa ou levando os brinquedos para ela (por uma questão genética, a doguinha é surda), acabaram viralizando e ganhando o coração dos apaixonados por pets e pela família. Um dos aniversários de LeBron teve até banda e foi transmitido pela internet em tempo real.
Na maioria das vezes, os vídeos produzidos tratam, de maneira divertida, da vida como ela é na casa e quem tem não só um como dois dogues gigantes. A ideia é, além de conscientizar para a responsabilidade de se cuidar de um animalzinho, de qualquer porte que seja, desmistificar lendas de que é quase impossível criar um cachorro grandão dentro de casa.
Que o digam as ONGs que recebem pedidos de adoção com restrições a animais pequenos, com pelos curtos, filhotes e mais um sem fim de ‘exigências’ dos candidatos a tutores. “Eles moram dentro de casa, são como cães de porte pequeno e tratados de normalmente. O LeBron vai para a recreação, brincamos, passeamos com eles e temos uma vida com hábitos normais a qualquer tutor”, diz Bruna Pistore.
Por ter nascido surda e resgatada de maus tratos do canil onde vivia, a Áquira foi devolvida algumas vezes até chegar à família que descobriu sua condição e transformou a vida da cachorrinha em uma sequência de momentos felizes. Hoje, já idosinha e requerendo alguns cuidados especiais, acompanha todas as experiências com o irmão mais novo e os pais, inclusive a viagem.
Protocolos de fisioterapia e os remédios que ela precisa tomar de forma contínua já foram providenciados para que nenhuma falha aconteça durante a aventura. Outros cuidados como as vacinas de ambos (exigências rígidas que serão cobradas nas fronteiras por onde passarão) e a ração devidamente embalada e fracionada também já estão planejados.
Ajuda de todo lado
O primeiro roteiro da viagem dos humanos com os cães não era tão ambicioso quanto o que foi fechado e será feito. Isso porque todos iriam no carro da família, um HB20. Quando a moça contou em seu perfil na internet que este seria o meio de transporte, os seguidores fizeram chegar a empresa @ancoradosporai, que acabou por abraçar o sonho e ceder um motorhome para a família. Eles também têm outros patrocínios de marcas da área pet.
Pra ajudar nos custos da viagem, o casal tem um site que vende camisetas com desenhos dos doguinhos em imagens e frases divertidas. Também existe uma rifa a pedido dos próprios seguidores que gostariam de ajudar com valores menores que os dos produtos da lojinha virtual. Quem quiser ajudar pode acessar a lojinha https://www.somosbfg.com.br/ ou a rifa digital pelo endereço https://rifa.digital/s/gigantes-na-estrada-rumo-a-patagonia-argentina832872
“Tudo isso só foi possível, essa questão da viagem, ao fato de termos uma gestora de contas, da Collab Inspira, que foi atrás de tudo e comprou meu sonho. Porque eu sou criadora de conteúdo, mas não sei fazer essa parte comercial. Para quem é influenciador ou gostaria de ser, é muito importante ter pessoas que deem um alinhamento e agreguem coisas para o perfil. Desde que estou com ela me dando estes nortes, o nosso perfil teve um crescimento gigantesco”, diz Bruna.
Que o perfil, o trabalho, o amor pelos animais e o sucesso da família só cresça e que possam embarcar para muitas outras aventuras.