Entretenimento

Como fazer o cachorro se acostumar com a casa nova? Veterinária lista conselhos

Segundo Manu Karsten, veterinária e colunista da BandNews FM, segredo é entreter o cachorro – principalmente quando ele estiver sozinho em casa; saiba como fazer isso abaixo:

Manu Karsten, com rádio BandNews FM

Como fazer o cachorro se acostumar com a casa nova? Veterinária lista conselhos
Como fazer o cachorro se acostumar com a casa nova? Veterinária lista conselhos
Pixabay

Nossa ouvinte Gabriela Laroca está com um problemão: ela adotou um cachorro vira-lata há seis meses, que morava no sítio dos sogros, e o levou para seu apartamento. “Acontece que, quando ele fica sozinho, uiva, late e anda de um lado para o outro, Manu. O que eu faço?”

Gabriela, você tem 4 horas para conversar? É tipo isso que a gente vai precisar, viu? Primeiro, eu gostaria de te fazer algumas perguntas: quantos anos ele tem? E quantos anos, viveu no sítio dos seus sogros? E lá, ficava sozinho ou tinha outros cães juntos?

Isso tudo, te pergunto, porque deve ser muito difícil para ele essa mudança. Ele precisa se adaptar totalmente. Mudou tudo na vida dele! E eu perguntei se tinha outros cães, porque o uivo – muitas vezes – pode ser o chamado para a matilha antiga. Embora, possa ser, também, o chamado para vocês, para a matilha que ele acabou de fazer.

Muitos cães sofrem de ansiedade de separação. E o que é isso? É uma dificuldade enorme que eles têm de ficarem sozinhos dentro de casa. Então, quando a gente sai e os deixa sozinhos, não sabem o que fazer. Aí, muitos começam a latir demasiadamente, uivam, e tudo isso para fazer com que a gente volte.

Sendo sincera contigo, isso é algo muito complicado de lidar, por isso eu te falei que a gente ia precisar de 4 horas. Mas, em resumo, você precisa dar a ele algo para fazer enquanto está sozinho, como deixar a televisão ligada em um canal específico de cachorro; ter petiscos espalhados pela casa para que ele se ocupe durante o tempo ocioso; passear bastante quando você estiver presente; e, se você não puder, contrate um passeador, que saia com ele várias vezes ao dia. E quando eu digo passeio, é passeio mesmo: exercício físico é muito importante.

Por fim, tenha paciência, porque, às vezes, pode demorar mais do que 6 meses, tá bom?

Participe também da nossa coluna enviando a sua dúvida para eobicho@bandnews.com.br, ou então pelo Instagram: @manukarsten. OUÇA MAIS COLUNAS DA MANU KARSTEN NA RÁDIO BANDNEWS FM.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais