Entretenimento

Como Harry perdeu espaço na coroação do pai após abdicar de funções reais

Príncipe Harry fica isolado na coroação de Charles III após romper relações formais com a família real

Da redação

Como Harry perdeu espaço na coroação do pai após abdicar de funções reais
Reuters

O príncipe Harry compareceu à coroação do Rei Charles III neste sábado (6) em Londres, na Inglaterra, mas ficou à margem das posições principais. Como já era esperado, o irmão de William -- sucessor direto na linha de sucessão ao trono -- desempenhou papel de coadjuvante. Logo ao chegar à Abadia de Westminster, onde o monarca foi coroado, Harry estava acompanhado por primos e ficou distante de William.  

Ele se sentou na terceira fileira da igreja e não estava com a mulher, Meghan Markle, que optou por não assistir ao momento histórico. Harry ficou próximo da princesa Eugenie e da princesa Alexandra. Os lugares seriam organizados de acordo com a linha de sucessão ao trono e chamou atenção o fato de que Harry, em quinto na ordem da sucessão, tenha ficado tão longe do pai.

O isolamento de Harry repercutiu na imprensa britânica. O Daily Mail destacou a união "de amor e respeito" entre William e Charles após desavenças do passado. E comparou a situação: "Harry entrou na Abadia sozinho. Uma representação dolorosa de como sua família e grande parte do país se sentem em relação a ele como resultado direto de seu comportamento destrutivo".  

O príncipe também não acompanhou o irmão após a formalidade na Abadia. William e Kate seguiram em uma carruagem atrás do Rei Charles, enquanto Harry deixou a igreja sem pompa ou qualquer prestígio.  Ele também não marcou presença em um dos momentos mais aguardados: quando o rei a a rainha Camilla acenam à população. 

Harry deixou a igreja e foi direto ao aeroporto para voltar aos Estados Unidos. Neste sábado, é celebrado o aniversário de Archie, filho dele com Meghan.

A relação de Meghan Markle e do próprio Harry com a família real britânica se deteriorou em meio a uma série de polêmicas. Após anunciarem que estavam deixando suas obrigações oficiais como membros da família, os dois deram uma série de declarações de que teriam se sentido pressionados e julgados pela monarquia.

Em entrevista à apresentadora Oprah, Meghan disse que teria ouvido comentários racistas em relação a seu filho antes de ele nascer. Em seu livro “O Que Sobra”, Harry disse que há anos sua relação com o irmão, William, estava desgastada e que Charles fazia piadas de que ele “não seria o pai” do rapaz.

Charles III é o novo rei da  Inglaterra


Rei Charles III tem 74 anos e está sendo coroado neste sábado, 06 de maio de 2023, oito meses após a morte da mãe, a rainha Elizabeth II. A cerimônia acontece na Abadia de Westminster, após a Procissão do Rei, quando Charles e Camilla – a rainha consorte – deixam o Palácio de Buckingham a caminho da Abadia. Mais de 2 mil convidados acompanham a celebração, incluindo líderes mundiais. Na sequência, o casal real retorna ao palácio e da clássica varanda, saúdam a multidão e assistem ao desfile aéreo. Shows abertos ao público no gramado do Castelo de Windsor acontecem no domingo (07/05) para marcar a coroação do mais velho rei a assumir o trono britânico.

Charles é o primeiro filho de Elizabeth II, que morreu aos 96 anos em 08 de setembro de 2022, e Philip, que morreu em 9 de abril de 2021. Elizabeth ficou 70 anos no poder, assumindo o trono inglês após a renúncia do tio à coroa em 1936. O novo rei é irmão de Anne, Andrew e Edward.

O primeiro casamento de Charles aconteceu em 1981 com Diana. Com ela, o atual rei teve dois filhos: William e Harry. O relacionamento com Lady Di foi extremamente polêmico, marcado por rumores de traições de ambos os lados. Após 11 anos juntos, os dois se divorciaram em 1996. O falecimento de Diana em um acidente de carro, um ano após o divórcio, deixou os britânicos em choque, uma vez que a princesa era muito amada pelos súditos.

Charles volta a se casar em 2005 com seu antigo amor, Camilla Parker Bowles. Os dois teriam se conhecido em 1970 em uma partida de pólo e se tornaram amigos. Os rumores são de que Charles e Camilla mantinham uma relação extraconjugal em 1994, quando ambos eram casados. A atual rainha consorte foi casada com Andrew Parker Bowles entre 1973 e 1995, com quem teve dois filhos: Laura e Tom.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais