Duelo de Mães

Bolinho de chuva: chef Dalton Rangel ensina truques para uma receita crocante

Fritar no óleo a 160ºC e levar os bolinhos para secar na grade – e não em papel toalha – estão entre os conselhos do chef para um bolinho de chuva delicioso, crocante e sequinho; assista abaixo:

Da redação, com Duelo de Mães

Janeiro está chuvoso, né? E nada combina mais com chuva do que bolinho de chuva, é claro! No vídeo acima, o Dalton Rangel, do Duelo de Mães, ensina truques de como acertar em cheio no preparo de uma receita crocante e sequinha. Fritar no óleo a 160ºC e deixá-los secar em uma grade – não papel toalha – estão entre os conselhos do chef. Dê o play!

Para o bolinho de chuva, segundo o chef Dalton, não há necessidade de sovar a massa ou batê-la no liquidificador. Basta incorporar todos os ingredientes dentro de uma tigela  e ela já estará pronta para ser levada ao óleo quente. 

Qual o truque na hora de fritar?

Ao retirar o bolinho da fritura, o pulo do gato, segundo o chef, para mantê-lo crocante e sequinho é deixá-lo descansar em uma grade assim que sair do óleo. “Muita gente coloca vários bolinhos para secar no papel toalha. Aí, tanto a parte que está em contato com papel, quanto a que está encostada nos outros bolinhos, fica úmida”, explica. “Ao secar na grade, há ar entrando por todos os lados – o que vai garantir crocância”.


E qual a temperatura do óleo?

160ºC. Não tem termômetro culinário em casa para medir? A dica do chef é simples: esquente o óleo e coloque um palito de fósforo junto na panela. Quando ele acender, a temperatura para fritar os bolinhos está perfeita. “Aí, abaixe bem o fogo e comece a fritar os bolinhos”. 

Com o que finalizar?

Só o combo açúcar e canela já está perfeito, segundo o chef. Mas, está mais que permitido abusar da criatividade: “Coloque doce de leite, creme de avelã, ganache e confeitos, como um sucrilhos ou amendoim moído”.

Sobrou bolinho: e agora, chef?

Dá para reaproveitar os que estiverem sem cobertura, de acordo com Dalton. Basta levá-los ao forno preaquecido a 180°C por 5 minutos. “Vai ganhar um pouco da crocante e voltar a ter aspecto fresquinho”.