Duelo de Mães

Como deixar a torta de frango bem cremosa? Dalton Rangel explica

Chef dá dicas para deixar o recheio suculento e a massa crocante na hora de preparar a receita

Amanda Caroline e Fernanda Frozza

Chef dá dicas para deixar a torta salgada bem cremosa
Chef dá dicas para deixar a torta salgada bem cremosa
Envato Elements

Torta salgada é uma receita curinga. Pode ser uma boa opção para um café da manhã reforçado, prato principal no almoço ou até mesmo um lanchinho da tarde. Os recheios de frango e palmito são os queridinhos nas padarias. E se combinar os dois, melhor ainda. Mas você sabe como deixar a torta bem suculenta e cremosa? Nos bastidores do Duelo de Mães, Dalton Rangel dá dicas para acertar a mão.

Ao contrário do que muita gente pensa, a cremosidade não é o toque final da torta. Precisa ser pensada já no início do preparo. “É lá no princípio, quando você está cozinhando seu frango. O frango precisa ser cozido em caldo o tempo inteiro, então ele já vai sair molhado e suculento”, indica o chef. Depois, você pode entrar com um pouco de creme de leite e requeijão, que garantem a textura mais molinha. E por fim, a dica é sempre umidificar o recheio com o caldo do próprio cozimento do frango.

Assista ao vídeo completo:

A escolha do palmito também pode fazer diferença no recheio. “Existem grandes variações de palmito no Brasil, tem o pupunha frescal, que não sugiro para essa receita porque o que dá o diferencial dela é o gostinho da conserva”, aponta o chef. Portanto, sempre opte pelo tipo açaí, jussara e o pupunha em conserva.

Além do recheio caprichado e suculento, vale se atentar à massa mais crocante. Por isso, não se esqueça do forno preaquecido a 180 graus. “O forno tem que estar numa temperatura de médio para alta para que você consiga dourar sua massa e dar aquela crocância bem gostosa, que fica muito bom na torta."

Na hora de apostar nos temperos, a escolha fica a gosto do cozinheiro, mas o chef entrega duas opções que dão um sabor especial: açafrão-da-terra e pimenta defumada. E aí, deu vontade?