Duelo de Mães

Como deixar o bolo fofo e molhadinho? Dalton Rangel dá a dica

Chef explica que o segredo está em bater as claras em neve e não abrir o forno antes do tempo indicado

Amanda Caroline e Fernanda Frozza

Chef dá dica para deixar o bolo fofinho
Chef dá dica para deixar o bolo fofinho
Envato Elements

Se você já preparou uma massa de bolo com toda a dedicação, colocou no forno e se decepcionou ao ver uma sobremesa sequinha e embatumada, não desanime. Alguns passos no processo podem prejudicar o resultado final. Mas nada que você não possa mudar da próxima vez. De acordo com Dalton Rangel, chef do Duelo de Mães, o principal para fazer um bolo fofinho é bater as claras em neve e segurar a ansiedade. “Jamais fique abrindo e fechando o forno enquanto estiver assando”, indica.

Já para quem quer um bolo bem molhadinho, uma boa dica é apostar em uma calda, que pode ser feita de maneira bem simples. “Pode ser só com água e açúcar mesmo, que ele vai ficar muito gostoso”, aconselha.

Outro ponto importante na hora de preparar a sobremesa é a hora de forno. Antes de colocar a sua massa para assar, preaqueça o forno e fique atento à temperatura indicada. Dependendo da receita, pode variar de 150 a 200 graus, mas, normalmente, o aconselhado é a 180 graus por 40 minutos.

Recheio no ponto
Há quem prefira um bolo mais simples, para acompanhar o café, enquanto outras pessoas gostam mesmo é de uma sobremesa mais doce e elaborada. Se você não abre mão de um brigadeiro para o seu bolo, vale lembrar que o recheio é diferente da cobertura.

“O brigadeiro do recheio é mais estruturado, tem que deixar ficar mais tempo de panela e engrossar um pouco mais. Já o da cobertura é mais aveludado e, normalmente, finalizado com creme de leite para dar aquele toque gostoso”, indica o chef

Quanto fazer de bolo?
Quando o bolo é feito para comer em casa, sem compromisso, a quantidade por pessoa nem sempre é uma preocupação, mas isso muda se for um aniversário ou comemoração. Para acertar e não deixar ninguém sem um pedaço da sobremesa, fique de olho ao tamanho da forma.

“Para mais ou menos 10 pessoas, eu trabalho com forma de 15 cm, então vai dar mais ou menos uns 800 g de bolo finalizado. Caso você queira fazer uma festa com mais gente, de 15 ou 20 pessoas, sugiro trabalhar com uma forma de 20 cm e um bolo de até 1,5 kg”, detalha Rangel.

Pronto, agora mãos à massa e clique no vídeo para saber mais. Fica, vai ter bolo!