Duelo de Mães

Como deixar o nhoque leve e soltinho? Dalton Rangel explica

De acordo com o chef do Duelo de Mães, segredo está na temperatura da batata ao preparar a massa

Amanda Caroline e Fernanda Frozza

Dalton Rangel dá dicas sobre nhoque
Dalton Rangel dá dicas sobre nhoque
Envato Elements

Nhoque é um dos pratos italianos clássicos que mais fazem sucesso no nosso dia a dia. Mas alguns deslizes na hora do preparo podem deixar a receita pesada, como excesso de farinha e ponto de cozimento. Se você quer prepará-lo em casa, o chef Dalton Rangel, do Duelo de Mães, mostra os erros mais comuns e dá dicas para mandar bem na receita. 

O segredo principal para garantir uma massa leve é deixar a batata esfriar depois de cozida, o que evita a absorção de farinha. Quer saber mais? Tire as dúvidas abaixo e no vídeo a seguir:


Quais são os ingredientes que não podem faltar no nhoque?
 

O nhoque é uma produção feita de batata, que pode ser assada ou cozida. Nos dois casos o segredo é deixar o ingrediente esfriar porque a batata gelada absorve menos farinha. Você também pode utilizar abóbora, batata-doce, batata-roxa, batata-laranja, batata-baroa, que é a mandioquinha. Todos esses tubérculos funcionam para a receita. E sempre gosto de colocar uma gema para que o nhoque fique um pouquinho mais aglutinado e mais fácil de se trabalhar.

Como saber se o nhoque está no ponto certo do cozimento?


Abra os rolos e faça os cortes. Quando a água estiver fervendo, jogue uma bolinha só na panela. Quando ele subir, começar a boiar, significa que já está cozido. Eu retiro e provo. Tá faltando sal? Ainda tenho a minha massa toda aqui na frente e consigo ajustar os temperos. Tá faltando grana padano ou parmesão? Também é possível ajustar. Então fica a dica: sempre antes de cortar todos os seus nhoques, faça o teste para ver se falta farinha, se ele vai desmanchar ou se falta tempero. 

É mito ou verdade que o nhoque fica melhor nos dias quentes e secos?
 

Mito. Para produzir um bom nhoque você precisa cozinhar ou assar a batata, fazer o purê dela e deixar esfriar. A batata precisa estar gelada no momento em que vai receber a farinha e o restante dos ingredientes. Então se está quente, frio, molhado, úmido, tanto faz, desde que a batata esteja gelada na hora em que você for incorporar os outros ingredientes.

O que fazer para a receita não ficar pesada?


Tem uma dica muito boa pra você fazer o nhoque bem levinho, que é assar a batata. Quando você assa, coloca menos farinha. E quanto menos farinha você colocar, mais leve ele fica. Então asse a batata, faça o purê, deixe esfriar e continue seu processo do nhoque.

Quais são os molhos que mais combinam com nhoque?


O nhoque em si, só cozido, sem molho, fica um pouco sem graça, né? Então eu gosto de nhoque com molho de tomate, ragu de linguiça, bolonhesa convencional de carne e molho branco. Se preferir simplificar, manteiga e sálvia com um pouquinho de parmesão já deixa o nhoque muito especial.