Duelo de Mães

Como desenformar o pudim? Chef Dalton Rangel ensina truque

Dalton Rangel ensina ainda como preparar um pudim sem furinhos e acertar na temperatura da calda de caramelo; assista no vídeo:

Da redação, com Dalton Rangel 10/02/2022 • 17:28

Alô, fãs do pudim: vocês têm dificuldade de desenformar a sobremesa e calafrios só de imaginar ele todo quebrado? O chef Dalton Rangel, do Duelo de Mães, ensina truque para passar pelo desafio sem sustos: aquecer o fundo da forma. 

“É simples: basta tirá-lo da geladeira e passar por uma chama quente [na boca do fogão] aquecendo bem a parte debaixo da forma, onde está o caramelo”, explica. “O caramelo, que estava endurecido, vai ficar líquido novamente e o pudim, se vai desgrudar da forma sem dificuldade”, complementa. 

Pudim com furinhos X pudim sem furinhos

Para fazer o pudim com furinhos, Dalton explica que é preciso processar bem tanto ovo, quanto o leite e o leite condensado no liquidificador. “É dar bastante ar na receita”. Depois, é preciso levar ao forno, em banho-maria, em temperatura alta. “Ele entrando em ebulição, os furinhos apareçam”.

Já para o pudim não ter furinhos, o truque é não bater no liquidificador. “Pode misturar na mão”. E na hora de levar ao forno, também em banho-maria, mas em temperatura bem baixa. “Mais ou menos 150°C para evitar ferver”.


Calda do pudim

Para acertar em cheio é preciso de um termômetro culinário. “A calda precisa transitar entre 100°C e 105°C”, diz. Dalton gosta de adicionar água na hora de dissolver o açúcar na panela. “O açúcar demora para queimar e, assim, você consegue controlar melhorar a coloração do caramelo”, diz. 

Conservar na geladeira

Sua geladeira precisa estar bem gelada e é necessário vedar bem a travessa com o pudim, a fim dele não absorver o cheiro dos outros alimentos.  Outra dica é mantê-lo sempre nas prateleiras mais baixas da geladeira, onde o ar é mais frio. 

Inscreva-se Para receber nossas novidades

Li e concordo com os Termos de Uso e Políticas de Privacidade