Duelo de Mães

Como fazer e acertar na massa básica da panqueca? Chef Dalton Rangel explica

Chef Dalton Rangel, do Duelo de Mães, dá dicas de como preparar uma massa básica de panqueca bem levinha e em quais recheios – doces e salgados – você tem que apostar; confira:

Da redação, com Duelo de Mães 27/01/2022 • 13:39

É fã da panqueca tradicional? Aquela que vai superbem no almoço de domingo, recheada com carne ou frango desfiado, ou até na sobremesa com recheio de doce de leite? No vídeo acima, o chef Dalton Rangel, do Duelo de Mães, dá dicas de como acertar em cheio na receita. Ele ainda fala sobre como gratinar perfeitamente e em quais recheios – doces e salgados – apostar. Dê o play acima!

Quais os ingredientes da massa de panqueca? 


Anote aí a lista de ingredientes básica para a panqueca, segundo o Band Receitas: 

  • 1 xícara(s) de chá leite
  • 1 colher(es) de café sal
  • 1 xícara(s) de chá farinha de trigo
  • 1 colher(es) de sopa óleo
  • 3 unidade(s) ovo
  • 1 pitada de fermento – dica do chef Dalton
     


Pode misturar tudo no liquidificador?

Poder até pode, mas a indicação do chef é preparar na mão mesmo, com auxílio de um fouet. “Quando você coloca a farinha de trigo no liquidificador, a massa tende a desenvolver demais o glúten e fica mais massuda, densa. Por isso, o ideal é misturar os ingredientes na mão, inclusive com uma pitada de fermento”.

Quais recheios clássicos salgados?

Frango desfiado e carne moída, é claro. Mas, o chef adora a versão com carne suína. “É o sabor bullet pork, que é o lombo do porco desfiado, banhado no molho barbecue. Imagina isso envolto numa panqueca e gratinado no forno? Bom demais!”.

E como gratinar? 

Para acertar no gratinado não basta só jogar o queijo e levar ao forno. A dica do chef é preparar um molho branco. “Primeiro joga o bechamel por cima da panqueca e, depois, entra com o queijo e leva ao forno pré-aquecido a 200°C só para gratinar”, diz.

Panqueca doce, vale?

Ô, se vale! As indicações do chef Dalton são: creme de avelã e doce de leite. Para finalizar, o pulo do gato é polvilhar açúcar por cima e usar o maçarico para fazer o brûlée, aquela casquinha de açúcar perfeita.

Band Novela no Youtube