Duelo de Mães

Como limpar camarão? Dalton Rangel responde

Chef explica que o segredo é tirar a "tripinha preta" que fica no ingrediente e lavar com água corrente

Amanda Caroline e Fernanda Frozza

Há quem ame camarão, mas evite comprar o ingrediente porque é caro, delicado e difícil de trabalhar quando comparado a outros tipos de proteína. A principal dúvida surge já na hora de limpar o produto ou saber se ele está sujo. Por isso, chef Dalton Rangel, do Duelo de Mães, dá um empurrãozinho para facilitar o manuseio.

A seguir, ele responde três dúvidas muito comuns para quem quer fazer alguma receita com o ingrediente em casa. Olha só!

Como limpar o camarão?
A parte de cima do ingrediente sempre tem uma tripinha preta. Aquela tripinha, ao passar a faca por cima do camarão, já fica exposta, depois você só vai puxar e retirar. Depois, passe em água corrente para limpar bem e está prontíssimo para trabalhar.

Pode consumir a casca do camarão?
Alguns camarões você pode consumir a casca. O mais aconselhado são os menores, como o sete-barbas, que você pode fazer e comer com a própria casca. Qualquer camarão acima do sete-barbas em tamanho e peso, já fica muito difícil comer a casca porque ela é dura, resistente à mordida e também não digere muito bem no organismo.

Qual é o jeito certo de cozinhar o camarão?
Para cozinhar camarão você tem que ter uma coisa na cabeça: é um cozimento rápido com uma panela muito quente. Primeira coisa, aqueça sua panela e sele esse camarão por 3 a 5 minutos, e ele já vai ficar pronto. Se for o camarão VG, que é aquele camarão que tem aproximadamente 100 gramas, pode demorar um pouco mais, mas normalmente não passa de 5 minutos de cocção.